Por Julianne Gouveia
Representado pela coordenadora do Serviço de Educação Paula Bonatto, o Museu da Vida Fiocruz marcou presença no Acampamento Terra Livre 2023.
Realizado de 24 a 28 de abril em Brasília (DF), o Acampamento Terra Livre (ATL) é um grande evento de mobilização dos povos indígenas do Brasil em torno de seus direitos constitucionais. O Museu participou da iniciativa em busca de parceiros para a exposição ‘Saúde Indígena: autonarrativas e autorrepresentações’ – uma parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) e museus indígenas.
Povos de mais de 300 etnias brasileiras se reuniram na capital federal para pedir por direitos e demarcação das terras. Questões de saúde também foram denunciadas, como o suicídio de jovens indígenas e as péssimas condições de saúde dos povos do Baixo Tapajós, entre outros. A força e a união entre povos foi uma marca desse acampamento, que teve como grande desafio convencer as autoridades de que a solução para o planeta passa pela escuta e respeito aos povos originários.
"Fica a marca da terra nesse encontro, onde os sons de cada povo marcam a paisagem de luz do cerrado. Uma marca de luta, união e reconstrução", afirmou Paula Bonatto que, entre diversas atividades, se encontrou com a secretária de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas Juma Xipaia (foto).
Créditos: Acervo pessoal
Publicado em 03 de maio de 2023.