Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Já está no ar o volume 3 da coleção 'Colorir o Universo em 88 Constelações'! O livro temático da família astronômica de Órion já encontra-se disponível para download gratuito.  

A obra propõe uma releitura artística de representações mitológicas de constelações conhecidas. Ao todo, são cinco ilustrações para colorir e mais. Ao folhear as páginas, o leitor verá informações preciosas que podem ajudar a decifrar os tesouros astronômicos ocultos nas ilustrações. Em todos os desenhos, é possível observar marcações em tons acinzentados. Esses pontos, que variam de tamanho, posição e quantidade, representam estrelas e/ou objetos celestes que compõem as constelações.   

Além do gigante caçador Órion, a publicação traz as constelações Cão Maior, Cão Menor, Lebre e Unicórnio. O agrupamento familiar se dá pela mitologia greco-romana de Órion, que está relacionada com as três primeiras. Já o Unicórnio entrou para a família pela proximidade territorial com as demais constelações. Todas podem ser localizadas ao sul da Eclíptica Solar.

A coleção 'Colorir o Universo em 88 Constelações' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC - Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz) . É uma realização do Museu da Vida Fiocruz e conta com o patrocínio das empresas Abbott e Droga Raia. 

 

Baixe a obra completa:

Colorir o Universo em 88 Constelações - Volume 3

 

Clique nas constelações para colorir:

Constelação de Órion

Constelação do Cão Maior

Constelação do Cão Menor

Constelação da Lebre

Constelação do Unicórnio

 

Aproveite para baixar também a imagem extra da publicação do nosso astronauta pintor e artista responsável pelos desenhos apresentados na coleção, Caio Baldi. 

 

Publicado em 29 de março de 2023. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça