Por Renata Bohrer
Entre os dias 6 e 17 de março, o Museu da Vida Fiocruz realizou o Curso de Formação de Educadores Museais do Programa de Iniciação à Divulgação e Popularização da Ciência (Propop) e do Programa de Formação de Mediadores Ciência Móvel. O evento reuniu 140 participantes.
Foram duas semanas de intensa atividade. Na primeira, os candidatos do Propop, que seguiam realizando tarefas referentes à última etapa do processo seletivo, e os mais novos mediadores do Ciência Móvel puderam participar de rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas e conhecer parte das atividades educativas do Museu. Entre os temas abordados, estavam mediação museal e políticas públicas de museus, comunicação, pedagogia museal na itinerância e acessibilidade cultural.
Já na segunda semana, o curso seguiu somente com os mediadores do Ciência Móvel. Foram diversas dinâmicas de grupo, com apresentação dos módulos temáticos do CM, visitas às exposições do Museu e da itinerância, contação de histórias, jogos educativos e muito mais.
No último dia de evento, a professora e deputada estadual Elika Takimoto (RJ) ministrou uma palestra sobre negacionistas, ciência e sociedade. Durante a apresentação, Elika chamou a atenção do público, em especial dos divulgadores da ciência, para a importância da integração de todas as formas de ciências - humanas, biológicas e exatas - às práticas educativas: "É uma oportunidade dialogar com pessoas que estão trabalhando com ciência, que estão levando ciência para outros lugares. Trazer a filosofia para a ciência, para quem está pensando ciência, é sempre muito gratificante. Foi uma honra muito grande estar aqui hoje", afirmou.
A palestra ‘Como dialogar com um negacionista’ foi transmitida pelo canal do YouTube do Museu e contou com intérprete de Libras. O conteúdo segue disponível no canal.
O curso de Formação de Educadores Museais do Propop e do Ciência Móvel (do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC - Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz) tem como objetivo capacitar mediadores para atividades de divulgação e popularização da ciência da instituição. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz e conta com o patrocínio das empresas Abbott e Drogasil.
Fotos: Thaíssa Medeiros
Publicado em 24 de março de 2023.