Crédito: Maria Buzanovsky / Museu da Vida Fiocruz

Atenção, estudantes de graduação! É com muito alegria que o Museu da Vida Fiocruz anuncia o lançamento do edital do processo seletivo para mediadores no Programa de Iniciação a Divulgação e Popularização da Ciência/Propop. As inscrições ficam abertas nos dias 9 e 10 de fevereiro, através de um formulário on-line.

Acesse o edital do processo seletivo do Propop!

Acesse aqui o formulário de inscrição on-line

As vagas são destinadas a alunos e alunas de graduação, que vão atuar em ações de divulgação científica e popularização da ciência presenciais e/ou remotas, com foco no atendimento aos diversos perfis de público do Museu da Vida Fiocruz. A convocação é imediata, mas também haverá a composição de um cadastro de reserva com validade de um (1) ano após a data de lançamento deste edital.

Cada bolsa tem duração de até 12 meses, com carga horária de 20 horas semanais, podendo ser renovada pelo mesmo período. O valor da bolsa é de de R$ 787,00 (setecentos e oitenta e sete reais).

Os candidatos vão passar por análise de currículo, entrevistas e uma formação inicial obrigatória. Para o caso de candidatos para a vaga relativa às atividades de artes cênicas, haverá um teste prático.

Quem pode se inscrever?
Estudantes que estejam cursando entre o 3º e 5º períodos de cursos de graduação das seguintes áreas de conhecimento: Arqueologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Artística, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Letras Libras, Matemática, Museologia, Pedagogia, Química e Turismo. Para a vaga relativa às atividades teatrais no Museu da Vida Fiocruz, poderão se inscrever apenas estudantes que estejam cursando até o 5º período do curso de graduação em Artes Cênicas nas Habilitações: Licenciatura e Bacharelado.

Fique por dentro das datas:

Lançamento do edital no site do Museu da Vida: 08/02/2023

Inscrições on-line: 09 e 10/02/2023

Entrevistas online Comissão de Heteroidentificação: Data a ser definida

Divulgação dos convocados para a etapa de entrevistas no site: 17/02/2023

Entrevistas presenciais (datas e horários a serem divulgados no site): 27/02 até 02/03

Teste específico presencial para Artes Cênicas: 02 e 03/03/2023

Divulgação dos convocação para a etapa de formação inicial no site: 03/03/2023

Semana de formação inicial presencial obrigatória: 06 a 10/03/2023

Resultado final: 20/04/2023

Publicado em 08 de fevereiro de 2023.