Por Renata Bohrer
Diversão e muito conhecimento! Assim foram os dias do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz em Caxambu, Minas Gerais. Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de Caxambu, por meio das secretarias de Educação e do Turismo e Cultura, o evento gratuito aconteceu entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.
Na quadra Poliesportiva Jorge Cury, estudantes e público em geral tiveram acesso a uma vasta programação com atividades dos módulos temáticos do Ciência Móvel. Entre as atrações, diferentes aparatos científicos, a exposição ‘Dinossauros Brasileiros’, exibição de caixas entomológicas e o Jogo da Vacina. “Meus alunos do 5o ano gostaram muito de ver temas que havíamos trabalhado em sala como os besouros, o barbeiro e a questão das vacinas.” - conta Carla Fernandes, professora da Escola Municipal Pinguinho de Gente.
Pensa que só os “pinguinhos de gente” aproveitaram as atividades do Ciência Móvel? Levado pela curiosidade, o professor Valdeci Pereira contou como foi entrar pela primeria vez no Girotec - um simulador de gravidade: “Queria ver como é esse movimento do corpo entre os anéis. A primeira impressão é que você vai cair. Foi uma experiência fantástica! Emocionante demais!”
A arte também se fez presente na quadra com o espetáculo circense do Coletivo Nopok e nas escolas com a peça teatral do Museu da Vida Fiocruz ‘O rapaz da rabeca e a moça Rebeca’, que foi apresentada em cinco instituições de ensino diferentes. No último dia do evento, a peça foi encenada em praça pública.
- Os atores chegaram na praça (XV de Setembro) de charrete! De uma maneira leve, com muita arte e músicas de referência nacional, a peça nos faz refletir. É simplesmente um espetáculo maravilhoso, envolvente e extremamente importante. A equipe técnica e o elenco foram brilhantes! Um presente para Caxambu, disse Liana Bahia, chefe de apoio da Secretaria de Turismo e Cultura.
O espetáculo teatral, que aborda o preconceito em relação aos portadores do vírus HIV e a importância do preservativo, contemplou mais de 600 pessoas.
Ciência Móvel, do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC - Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz, é um espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento que visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco.
Fotos: Fernanda Gondra e Liana Bahia.
Publicado em 6 de dezembro de 2022.