Ir para o conteúdo

Por Melissa Cannabrava

Durante a noite da última quarta-feira (23) alunos da rede pública de ensino que estudam e vivem no Complexo da Maré, especificamente os adultos do EJA e CEJA, curtiram uma experiência inédita. Eles participaram da primeira visita noturna guiada do Museu da Vida Fiocruz! 

O encontro começou com a reunião de todos os voluntários no foyer às 18 horas, onde aconteceu a distribuição de máscaras e demais orientações aos mais de 100 alunos participantes da expedição. Carros da Fiocruz transportaram todos até a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio | EPSJV para fazer um lanche reforçado. 

Créditos: Jeferson Mendonça

Prontos para a caminhada!
O caminho já estava completamente escuro quando todos foram convidados para um passeio em direção ao palácio das ciências de Oswaldo Cruz, o Castelo Mourisco. Guiados pelo chefe do Museu Héliton Barros e educadores do MV e da COC, o grupo começou a desbravar o espaço acompanhados pelos sons dos animais noturnos que habitam as instalações da Fiocruz, enquanto seguranças abriam o caminho na escuridão com o farol das motos. No topo da escadaria que dá acesso ao castelo, o grupo se reuniu para tirar uma foto. O momento foi registrado pelo fotógrafo Jefersom Mendonça. 

Cavalariça

Créditos: Jeferson Mendonça

Após o encontro no prédio-símbolo da Fiocruz, o grupo voltou a ser dividido e o primeiro seguiu para a Cavalariça, um dos prédios históricos que compõem o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos (NAHM), do início do século 20, concebido por Oswaldo Cruz e projetado em estilo eclético pelo engenheiro português Luiz Moraes Jr. 

Lá os estudantes interagiram na exposição permanente 'Vida e saúde: relações (in)visíveis', que apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. 

Aluna do CEJA Maré, Isaneide do Socorro contou ter gostando muito do passeio noturno do Museu da Vida e disse que se apaixonou pelo microscópio. "Nós tiramos muitas fotos juntos. Eu ameio colocar os olhos alí, no microscópio... e poder ver as coisas mudando de lugar". 

Rios em Movimento

Créditos: Jeferson Mendonça

A noite só terminou após a visitação na exposição Rios em Movimento, no Salão de Exposições Temporárias. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios.

"Gratidão a todas e todos pela acolhida, pela oportunidade  dos nossos alunos vivenciarem e terem contato com a arte, a memória e a importância desse espaço  como produtor de ciência e conhecimento.  Nossos alunos amaram. Muitos moram tão próximos e desconhecem  a potência desse lugar. Foi uma noite onde a palavra circulou, o afeto estava presente em todos que nos guiaram, que nos transportaram, que estiveram conosco. Que o ano que vem possamos estar mais próximos pensando em oportunidades de aprendizagem e partilha de experiências  nesses nossos territórios". agradeceu Jane, diretora do Ciep Gustavo Capanema. 

Créditos: Jeferson Mendonça

Do time do Museu da Vida Fiocruz/ COC participaram além de Bruno Mussa Curi e Maria Paula Bonatto, Liene Werger, Priscilla Abrantes, Luciana Salles, André Bordalo, Alessandro Batista, Heliton Barros, Miguel Oliveira e Leandro Carreira. E a equipe da comunicação cobrindo o evento – Haendel Gomes dos Santos, Jefferson Mendonça e Melissa Cannabrava. O apoio dos times COGIC foi fundamental garantindo transporte, segurança e limpeza no horário noturno. Todos participaram de forma voluntária e cheios de alegria em receber esse público tão especial. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça