Por Teresa Santos

Museu também é lugar de música! Dando continuidade ao circuito 'Música no Museu', o Museu da Vida Fiocruz convida a todos para a apresentação de violão de Lula Perez, executando o programa 'O violão brasileiro'. O evento será no dia 27 de outubro, às 12h30, no Centro de Recepção. A entrada é gratuita e não é necessário fazer agendamento prévio para participar desta atividade.

Em 2022, o projeto ‘Música no Museu’ tem como tema 'Sons do Brasil'. A ideia é oferecer ao público um panorama musical das diversas regiões do país. A edição deste ano faz parte das comemorações dos 25 anos do circuito que realiza apresentações em diversas instituições do Rio. E, desde agosto deste ano, também está presente no Museu da Vida Fiocruz.

O programa 'Sons do Brasil' é inspirado na evolução da história brasileira, partindo dos rituais trazidos da África por pessoas escravizadas, que gradualmente foram se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos. Em um primeiro momento, este som era cultivado pela população mestiça. Com o passar do tempo, alcançou também os teatros e as casas dos brancos já na forma de canções ou danças como a fofa, o lundu e o fado. Os sons criados pela cultura negra no Brasil iluminam uma série de fatos culturais que estão na base daquilo que se denominaria 'Música Popular Brasileira'. As diferentes peculiaridades culturais das regiões do nosso país fazem parte do projeto 'Música no Museu', com apresentações musicais e um vídeo, que foi produzido a partir de uma pesquisa realizada pelo musicólogo Newton Nazareth.

Publicado em 13 de outubro de 2022.