Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

A primavera começa nesta quinta e, para celebrar, o Museu da Vida acaba de lançar um pôster interativo de uma importante constelação indígena brasileira que tem relação com a estação do ano. Venha conhecer a constelação da Anta do Norte! O acesso é gratuito e direto do seu navegador.  

A constelação da Anta do Norte é conhecida principalmente pelas etnias indígenas que vivem na região norte do Brasil. No pôster interativo, é possível encontrar fotografias, desenhos e textos com informações diversas sobre o povo Tupi Guarani e sua relação com a constelação na primavera. Destaque para o vídeo que mostra a trajetória da Anta do Norte no céu do Rio de Janeiro, no dia 22 de setembro.

O pôster interativo é assinado pelo artista Caio Baldi, em uma releitura da constelação Tupi Guarani. Todos os recursos interativos foram desenvolvidos na plataforma de gamificação digital Genially pelos mediadores do Ciência Móvel Bruno Henrique Gonçalves de Oliveira, Caroline Ribeiro Almeida, Izabela Cristina Bittencourt Rodrigues, com a coordenação do professor Paulo Henrique Colonese. 

O interativo integra a coleção ‘Culturas Estelares’, que faz parte das ações educativas do projeto Arte e Ciência sob Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP, Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense. 

A seguir, clique na imagem e divirta-se com o pôster interativo da constelação Anta do Norte. 

 

Quer saber mais sobre a constelação da Anta do Norte? Leia aqui o volume 4 da coleção Culturas Estelares. 

 

Publicado em 22 de setembro de 2022. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça