Celebrar um marco na história da museologia e seu significado, não somente para esse campo, mas também para a educação museal e o patrimônio, e abordar questões atuais é o objetivo do seminário internacional “50 anos da Mesa de Santiago: o museu integral e seu papel social”, promovido pela Casa de Oswaldo Cruz, nos dias 21 e 22 de setembro. A mesa de abertura contará com a participação de Leonardo Mellado, presidente do ICOM (International Council of Museum, em inglês) do Chile.

A realização da Mesa Redonda de Santiago, em 1972, refletiu demandas e condições sociopolíticas de seu tempo e os princípios e práticas estabelecidos por ela foram um divisor de águas, passando a orientar políticas públicas, experiências institucionais e de formação profissional dos museus latino-americanos. Exatamente cinco décadas depois, o seminário da Casa de Oswaldo Cruz também marca o protagonismo da América Latina no campo dos museus, promovendo reflexões sobre ações museais voltadas para a realidade regional, aliando a perspectiva histórica à avaliação de desdobramentos mais contemporâneos do evento de Santiago.

Organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Preservação e Gestão do Patrimônio Cultural das Ciências e da Saúde (PPGPAT) e de Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (PPGDC) e pelo Museu da Vida, o seminário será composto por uma mesa de abertura e três mesas redondas, que abordarão a importância da Mesa de Santiago, seus reflexos na constituição de novas perspectivas de educação e novos protagonismos no cenário dos museus brasileiros. Os encontros acontecerão no Auditório do CDHS, em Manguinhos, no Rio de Janeiro, com transmissão on-line pelo Facebook da COC.  As palestras contarão com intérprete de Libras.

Seminário Internacional: 50 anos da Mesa de Santiago: o museu integral e seu papel social
21 e 22 de setembro de 2022
Auditório do CDHS
Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)