Por Renata Bohrer
Em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado ontem (09/08), o Museu da Vida Fiocruz convida para uma viagem astronômica e cultural através do pôster interativo da constelação tupi-guarani da Ema. O acesso é gratuito e direto do navegador.
Nesta expedição, observe as estrelas que formam a constelação e conheça mais do céu do povo Tupi Guarani. Ainda no interativo, navegue pelo centro galáctico da Via Láctea e encontre o buraco negro registrado pelo projeto Event Horizon Telescope em 2022.
O pôster artístico, que é uma releitura da constelação indígena da Ema, é assinada pelo artista Caio Baldi e inspirada na espécie Rhea Americana. As emas pertencem à família Rheidae e são aves corredoras que vivem nas planícies da América do Sul, do Brasil até o sul da Argentina, nas regiões campestres e cerrados.
O interativo integra a coleção ‘Culturas Estelares’, que faz parte das ações educativas do projeto Arte e Ciência sob Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP, Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.
Quer saber mais sobre a constelação da Ema? Leia aqui o volume 3 da coleção Culturas Estelares.
Explore o pôster interativo:
Publicado em 10 de agosto de 2022.