Por Renata Bohrer
Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição itinerante ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que está em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ de 09 de agosto a 6 de novembro. A visitação é gratuita e ocorre por meio de agendamento prévio no site da instituição.
Formada por painéis, com fotografias, textos e imagens artísticas, a mostra reflete a linguagem urbana e está dividida em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde. Diversos elementos de interação dão um toque divertido e estimulante ao percurso expositivo. É o caso da atividade intitulada 'Árvore da Saúde’. Nela, o visitante interage com a estrutura cenográfica a partir de diferentes conceitos relacionados à saúde pública. Todo o percurso será mediado por uma equipe multidisciplinar da Casa da Ciência da UFRJ.
Uma iniciativa da Fiocruz com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), ‘Pelos Caminhos do SUS’ é uma realização do Museu da Vida Fiocruz em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A exposição tem a curadoria de Carmen Evelyn Mourão, Heliton Barros, Hilda Gomes e Maria Paula Bonatto e conta com a colaboração do Serviço de Itinerância do Museu da Vida, a partir das produtoras Flávia Lima e Marta Fabíola Mayrink.
Mais informações, acesse a programação.
Serviço:
Exposição itinerante 'Pelos Caminhos do SUS', do Museu da Vida Fiocruz
Data: 09 de agosto a 6 de novembro de 2022
Horários: terça a sexta, 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, 10h às 20h
Local: Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ).
Visitação somente com agendamento (escolas ou grupos acima de 10 pessoas): aqui
Publicado em 08 de agosto de 2022.