Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Atenção, navegantes estelares! Preparem-se para a nossa mais nova viagem artística pelo Cosmo! No volume 2 da coleção Colorir o Universo em 88 Constelações, soltem a imaginação e conheçam na ponta do lápis de cor o grupo estelar que forma a família Centauro. O livro já encontra-se disponível para download gratuito e é para toda a família.  

A figura que dá nome à família astronômica diz respeito a um poderoso centauro chamado Quíron, do mito greco-romano. Os laços dessa família também foram estabelecidos pela proximidade territorial das constelações na esfera celeste, como é o caso do Triângulo Austral, do Sextante e do Cruzeiro do Sul, localizadas ao sul da eclíptica solar.  

A obra propõe uma releitura artística de representações mitológicas de constelações conhecidas. Ao todo são 10 ilustrações para colorir e mais. Aceite o desafio e tente descobrir elementos astronômicos.  Nos desenhos, é possível observar pontos em tons acinzentados. Esses pontos, que variam de tamanho, posição e quantidade, representam estrelas que compõem parte das constelações. Cada ilustração contém pelo menos um objeto celeste (ver tabela da página 58).   

A coleção “Colorir o Universo em 88 Constelações" integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.

Baixe aqui a obra completa ou clique nos links das constelações para colorir: CentauroCruzeiro  do  SulSextanteAltar, Taça, Triângulo Austral (Sul), Hidra Fêmea, Corvo, Lobo e Coroa Austral (Sul).

 

Publicado em 02 de fevereiro de 2022.  

 

 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça