Por Renata Bohrer
No último episódio da websérie “Rir Faz Bem”, conheça a incrível história de um animal raro, jamais visto no hemisfério Sul do planeta. O espetáculo virtual “O homem-pássaro”, do Coletivo Nopok em parceria com o Ciência Móvel, conta com recursos de tecnologia assistiva e é gratuito.
Alimentado apenas e tão somente com semente de salsaparrilha, o homem-pássaro encanta a todos pela sua beleza e graciosidade. E não para por aí! Muito habilidoso, o animal exótico chama a atenção também pelos seus movimentos complexos e coordenados.
Em cena, o homem-pássaro se desdobra entre a comicidade e as atividades circenses. Destaque para a atração “rola-rola”, um número tradicional que exige força, agilidade e equilíbrio do artista Daniel Poittevin.
A seguir, veja o espetáculo completo:
A parceria Coletivo Nopok e Ciência Móvel na estrada
Idealizado pelos artistas Daniel Poittevin e Fernando Nicolini, o Coletivo Nopok foi criado em 2007 e tem como objetivo desenvolver formatos próprios de linguagens para a arte circense. O grupo é conhecido pela mistura de narrativas e de habilidades, a proximidade com o espectador e a capacidade de adaptar-se a diferentes espaços. Em viagens pelo Brasil, o Coletivo Nopok realizou várias apresentações dirigidas especialmente para estudantes e professores visitantes do Ciência Móvel em diversos municípios do interior do país.
O Ciência Móvel visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. Uma iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz, o projeto “Arte e ciência sobre rodas”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), conta atualmente com o patrocínio das empresas Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco. Em 2020, o Ciência Móvel e o Coletivo Nopok propõem percorrer juntos uma nova estrada com ações voltadas para o público internauta, com a Websérie "Rir faz bem", contendo cenas do espetáculo que viaja pelas estradas do Brasil.
Veja aqui a ficha técnica do espetáculo.
Publicado em 19 de outubro de 2021.