Ir para o conteúdo

Em outubro, o Museu da Vida está cheio de novidades: tem evento on-line de Dia das Crianças, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021, além de conteúdos especiais para as redes sociais. Enquanto continuamos fechados, planejando um retorno seguro, nossos seguidores podem nos acompanhar pelo site e pelas redes. Confira nossas atividades on-line para o mês de outubro de 2021. Siga-nos, compartilhe, comente e interaja conosco!  

Instagram

YouTube

Facebook

Twitter

Museu da Vida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2021

A SNCT 2021 na Fiocruz vai discutir “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, em uma série de atividades on-line durante o mês de outubro. O objetivo do evento é mobilizar a comunidade da instituição, incluindo escolas e organizações civis que atuam em parceria com a Fiocruz; e fortalecer nosso compromisso com a promoção em saúde, preservação do ambiente e defesa da ciência para o desenvolvimento do país. Entre os dias 4 e 8 de outubro, teremos programações ao vivo diariamente, que vão desde debates técnico-científicos a apresentações culturais. Posteriormente, ao longo do mês, uma série de conteúdos gravados inéditos serão lançados.

Quando: 4 a 8 de outubro (atividades ao vivo no YouTube da Fiocruz)
1 a 31 de outubro (atividades gravadas)

Confira a programação completa no site oficial da SNCT 2021 na Fiocruz. 

Lista das atividades do Museu da Vida na SNCT 2021.

Evento on-line do Museu da Vida de Dia das Crianças

Nos dias 13 e 14/10, o Museu da Vida irá realizar um evento para falar sobre ações educativas para público infantil! No dia 13, das 10h às 12h, vamos conversar sobre o Grupo de Estudos e Ações Educativas para o Público Infantil (Geapi) do Museu da Vida. Já no dia 14, das 9h30 às 12h, conheça o projeto Arte e Saúde para Público Infantil com nosso time de educadores. Para participar, basta assistir: não são necessárias inscrições. Em breve, vamos divulgar a programação! Participe pelo link youtube.com/museudavida.

Quando: 13 e 14 de outubro
Onde: YouTube 

Especial Dia das Crianças - Caderno de Colorir do Universo

Que tal presentear a pequena ou o pequeno com um caderno de colorir todo inspirado em temas de astronomia? Jovens e adultos também estão convidados para a diversão!

Quando:12 de outubro
Onde: Site do Museu, Instagram, Facebook e Twitter 

Os Mensageiros das Estrelas  

Seção quinzenal com novidades do mundo da astronomia. Se você curte o céu, as estrelas, os planetas e outros corpos celestes, não deixe de ouvir o que os mensageiros têm a dizer! 

Quando: 13 e 27 de outubro
Onde: Instagram, Facebook e Twitter 

#EuNoMuseudaVida 

Toda quinta-feira, um seguidor ganha destaque nas nossas redes por meio de uma foto genial! Para participar, basta marcar as hashtags #museudavida e #eunomuseudavida. Ou, então, marque o perfil @museudavidafiocruz no Instagram. Você pode ser o próximo a aparecer na telinha – ops, não! – no feed do MV! 

Quando: 7, 14, 21 e 28 de outubro
Onde: Instagram e Facebook 

#MuseandoPorAí 

Toda sexta-feira, divulgamos em nossas redes uma dica cultural para o fim de semana. Devido à pandemia, estamos dando preferência para atividades on-line. Você tem alguma dica bacana? Envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..  

Quando: 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro
Onde: Instagram e Facebook 
 
Conta Aí, Mestre 

Seção voltada para a divulgação de trabalhos de alunos formados no curso de mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, da Fiocruz. O que os novos mestres têm a contar sobre suas pesquisas? A entrevista fica disponível no site do Museu e nas redes sociais. 
  
Quando: 15 e 20 de outubro 
Onde: Instagram, Facebook e Twitter 

Click! 

Você sabia que a fotografia científica pode ser uma ferramenta importante de divulgação científica? Nesta seção, nossos educadores trazem imagens dos bastidores da ciência para falar sobre pesquisas e descobertas.  

Quando: 14 e 28 de outubro no Twitter 
19 de outubro no Facebook e Instagram

Rebecca de Todas as cores 

A artista Rebecca Gotto é a nossa colunista convidada de agosto a outubro. Em duas postagens para as redes sociais por mês e em uma coluna mensal para o site, Gotto explora temas ligados à saúde pública, questões LGBTQIA+, arte & cultura, feminismo e racismo. 

Quando: 10, 17 e 24 de setembro 
Onde: Site, Instagram, Facebook e Twitter 

#Aedesnãofaz40ena

Desde setembro, inauguramos nas nossas redes sociais a seção "Aedes não faz quarentena", para lembrar da importância de cuidarmos de nossas casas de forma a evitar focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor que transmite os vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. 

Quando: todos os sábados de outubro
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

#DesenrolaMV

Fio de informação científica no Twitter sobre pesquisas da área de divulgação científica (DC). Aproveitamos os estudos dos nossos pesquisadores ou de colaboradores vinculados aos nossos núcleos de pesquisa para falar sobre a ciência da DC!

Quando: 18 de outubro
Onde: Twitter

Websérie Rir Faz Bem

O coletivo Nopok traz suas artimanhas circenses para o YouTube do Museu da Vida, com espetáculos cheinhos de arte!

Quando: 19 de outubro
Onde: YouTube

 

 

Publicado em 1º de outubro de 2021
Atualizado em 4 de outubro de 2021

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça