A Lapa carioca de João Bosco e Aldir Blanc

Crédito: Marc Ferrez / Acervo IMS

No dia 4 de maio, o Brasil perdeu um de seus maiores compositores e poetas, o músico Aldir Blanc. Em vida, formou parceria e amizade com o também músico João Bosco, com quem, em 1971, compôs a suíte "Os Arcos - paixão e morte", que ficou guardada durante 43 anos. A inspiração certeira foram os ares dos Arcos da Lapa, cartão postal do bairro boêmio carioca. A Rádio Batuta, do museu Instituto Moreira Salles, elaborou uma reportagem em áudio para contar essa história e também separou um áudio especial apenas para a suíte. Você pode ler e ouvir no site radiobatuta.com.br/.

Festa Literária das Periferias (Flup)

O livro "O quarto de despejo - Diário de uma favelada", da escritora Carolina de Jesus, completa 60 anos em 2020 desde o lançamento. Este ano, uma série de encontros on-line marcará a Flup em homenagem à obra. No dia 12 de maio, às 19h, Conceição Evaristo e Vera Eunice de Jesus, com mediação da jornalista Flávia Oliveira, conduzem o painel "A revolução Carolina". Confira no Instagram da Flup a programação completa e participe! O endereço é www.instagram.com/fluprj.

Edição de 7 de maio de 2020.