Ir para o conteúdo

O envio de currículos está encerrado.

 

MC Thai Flow (Foto: Maria Buzanovsky)

"A cultura do MC ainda vive, certo?
Se depender de mim

Vam'bora!
Meu verso é livre, ninguém me cancela
Tipo Mandela saindo da cela
(...)
Música é dádiva, não quero dívida"

Rapper Rincon Sapiência - Música: "Ponta de Lança"

Você é artista de rap, tem entre 18 e 30 anos e participa de batalhas de rap? A gente tem uma proposta: que tal fazer parte de um projeto que envolverá fazer música sobre ciência, saúde e temas sociais? O projeto Rap e Ciência, iniciativa financiada pela Fiocruz e que conta com a parceria do Museu da Vida, vai começar na segunda quinzena de outubro e vai selecionar quatro jovens entre 18 e 30 anos que já tenham concluído o ensino médio. O projeto será realizado em duas etapas: de outubro a dezembro de 2018 e de fevereiro a abril de 2019. Os artistas selecionados receberão uma bolsa-auxílio no valor de R$ 500 a cada mês de projeto (cinco bolsas no total) e precisarão participar de encontros presenciais todas as quintas-feiras, de 9h às 12h30, no Museu da Vida da Fiocruz. Você pode se inscrever e participar do processo seletivo até 8 de outubro!

Beleza, mas o que é o projeto Rap e Ciência? A proposta é usar a linguagem do rap para divulgar temas científicos e a própria cultura do rap. Rappers de comunidades próximas à Fiocruz (Manguinhos, Maré, Alemão e outras comunidades próximas) serão selecionados para um programa de imersão na ciência. Os encontros às quintas-feiras vão incluir visitas a museus e instituições científicas, bate-papo com pesquisadores e oficinas culturais. Os artistas deverão compor algumas músicas para divulgar ciência a outros jovens e adultos. Ao final do projeto, em 2019, os artistas deverão organizar um festival de rap para lançar as músicas e também terão que ir em escolas públicas conversar com alunos sobre a experiência que tiveram. Temas como saneamento básico nas favelas, violência e saúde pública e a relação entre Doenças Sexualmente Transmissíveis e juventude serão explorados. 

Se você tem disponibilidade e já concluiu o ensino médio, conte sua experiência com o Rap e envie seu currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O currículo deve detalhar seu telefone de contato, em qual escola você concluiu o ensino médio, em qual bairro mora e há quanto tempo tem experiência com o rap (se é MC, free-styleiro e/ou beatmaker). Participações em batalhas de rap e em projetos sociais são experiências bem-vindas que podem ser incluídas e detalhadas no currículo. O artista que preferir pode enviar um vídeo de até 1 minuto contando sua experiência e anexar o vídeo ao e-mail junto com o currículo. 

Alguns artistas serão selecionados para entrevistas no Museu da Vida entre os dias 9 e 11 de outubro. Os artistas selecionados precisarão ter os seguintes documentos para se inscrever no projeto: 

Documentos necessários: 
Certificado de conclusão do Ensino Médio ou documento da Escola que ateste a conclusão
Documento de Identidade
CPF
Comprovante de residência
Cartão do banco ou outro comprovante bancário

Documento não obrigatório:
Carteira de trabalho e comprovante com o número do PIS


Compartilhe essa notícia com outros artistas! Partiu fazer um projeto lindão sobre rap e ciência! Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Publicado em 01/10/2018

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça