"Na hora H lembra de usar a camisinha
Essa responsa é sua e também é minha"
É com esse refrão que a música "Visão", do projeto Rap e Ciência, começa o diálogo. Depois de falar sobre saneamento básico e arboviroses, o foco agora são as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). É um chamado aos jovens para o cuidado com a saúde durante as relações sexuais e, também, ao uso do preservativo. A camisinha, masculina ou feminina, atua como uma barreira na hora do sexo, impedindo que vírus, bactérias e outros microrganismos passem de uma pessoa infectada a outra. Estamos falando, por exemplo, do vírus HIV (responsável pela Aids), de sífilis, Hepatite B e outras infecções.
As vias de transmissão das ISTs são os contatos sexuais: vaginal, peniano, anal ou oral. É possível, também, que uma mãe infectada pelo HIV, sem tratamento e com carga viral alta, possa transmiti-lo ao filho durante a gestação, parto ou amamentação. Daí a importância de uma adequada assistência pré-natal para reduzir esse risco. Segundo o Ministério da Saúde, é muito importante estar atento a sinais visuais que ajudam na identificação de sintomas de determinadas doenças, como feridas no pênis e na vagina, corrimentos e verrugas anogenitais, ou seja, que podem ser encontradas tanto no ânus quanto nas genitálias.
Ouça a música no Soundcloud do Museu da Vida. (Faixa etária: a partir de 14 anos)
Conheça os integrantes do projeto.
Acesse, também, o álbum do projeto no Flickr do Museu da Vida.
"É importante ressaltar que, mesmo que não haja sinais e sintomas, as IST podem estar presentes e ser, inclusive, transmissíveis. Atualmente, o Ministério da Saúde vem incentivando a realização do teste rápido como importante estratégia de saúde pública na ampliação do diagnóstico", destaca a página especial sobre ISTs do Ministério da Saúde.
No país, na rede de atendimento do Sistema Único de Saúde, é possível encontrar testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C. Além disso, diversos postos de saúde, hospitais e Clínicas da Família distribuem, gratuitamente, as camisinhas masculina e feminina.
Galera, prevenção é pensar na própria saúde e evitar doenças mais graves no futuro! É, também, pensar com consciência e responsabilidade na saúde da outra pessoa com quem estamos nos relacionando.
Partiu espalhar essa ideia e se proteger? Dá play na música! Acesse, também, a primeira música do projeto, InsetRima, sobre saneamento básico e arboviroses.
Agradecimentos especiais
Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI-Fiocruz)
Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (Unirio)
Sylvia Maia Teixeira (Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz)
Vanessa de Paula (Instituto Oswaldo Cruz - Fiocruz)
Contatos da coordenação executiva
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(Rap e ciência é um projeto financiado pelo Hackaton da Divulgação Científica em Saúde, um projeto da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, e conta com o apoio do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz)
Publicado em 13/8/2019.