Feira Sustentável Fiocruz 2019
Nos dias 6, 7 e 8 de junho (de quinta a sábado)
Horário:
 9h às 16h (quinta e sexta) e 10h às 16h (sábado)
Local: Parque da Ciência

Várias tendas com diversas atividades. Confira o que estará acontecendo em cada uma delas!

Tenda: Compostagem e plantio (nos dias 6, 7 e 8 de junho)

Sabe aquelas folhas que você varre da calçada e as sobras de podas de árvores? Você pode usá-las para produzir um adubo muito nutritivo para as plantas da sua casa. Venha descobrir como nessa atividade sobre as fases da compostagem com oficina de plantio.

Tenda: Educação ambiental e coleta de resíduos (nos dias 6, 7 e 8 de junho)

Você sabe como devem ser feitos a coleta e o descarte de materiais recicláveis? E do óleo utilizado na cozinha? E de pilhas e baterias usadas? E de outros resíduos perigosos? Nessa atividade, você vai conferir a forma correta de coletar e descartar diferentes tipos de lixo e, ainda, descobrir como funciona a Central de Saneamento da Fiocruz.

Tenda: Mata Atlântica (nos dias 6 e 7 de junho)

Venha conhecer os projetos sobre saúde ambiental e urbana desenvolvidos no Campus Fiocruz Mata Atlântica, em Jacarepaguá. A exposição trará fotografias, mudas de árvores e coleção de sementes, além de ações educativas sobre dengue, zika e chikungunya, conservação do bioma Mata Atlântica, melhorias habitacionais, saneamento ecológico e agricultura urbana, entre outras temáticas.

Tenda: Gases poluentes (nos dias 6 e 7 de junho, somente à tarde)

Mistura de elementos que têm afinidades químicas, mudança de estado, mudança de temperatura, possibilidade de geração de gases como produtos: vamos conversar sobre as características de uma reação química e, a partir de um experimento, discutir sobre a influência das reações químicas na produção de gases nos aterros sanitários ou lixões. Somente no turno da tarde (13h30 às 16h30). Cada sessão dura de 15 a 20 minutos. Faixa etária: a partir de 8 anos.

Tenda: Reflorestamento e agricultura sustentável (nos dias 6 e 7 de junho)

O visitante poderá conhecer as atividades do projeto Pão de Açúcar Verde, que atua na recuperação ambiental e no reflorestamento do Pão do Açúcar, inclusive por meio de mutirões, retirando espécies exóticas invasoras, propagadoras de incêncio, e realizando o plantio das espécies da Mata Atlântica, o que transforma a área com uma nova cobertura vegal e traz de volta também a fauna. O trabalho da Emprapa Solos será outro destaque dessa tenda, onde serão apresentadas soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura.

Tenda: Estação de tratamento de efluentes (nos dias 6, 7 e 8 de junho)

Você usou o banheiro, puxou a descarga e...? Você lavou a louça, a sujeira foi embora pelo ralo e...? Para onde vão esses líquidos sujos, também chamados efluentes, produzidos não só nos ambientes domésticos, mas gerados também nas atividades de laboratórios e indústrias? Nessa atividade, você vai conhecer as fases de tratamento de efluentes realizadas na Fiocruz.

Tenda: Alimentação saudável (nos dias 6 e 7 de junho)

No dia 6 de junho, a empresa Viva's Detox fará exposição e venda de alimentos saudáveis, como sopas e caldos, quiches, salgados e bolos integrais, além de sucos. Já no dia 7 de junho, será a vez da empresa Mari Marina's. Nos dois dias (6 e 7 de junho), estarão à venda canudos ecológicos, que, diferentemente daqueles feitos de plástico, não agridem o meio ambiente.

Tenda 8: Controle do Aedes aegypti e desenvolvimento sustentável

Venha se engajar no controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. E também ficar por dentro dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os chamados ODS, jogando um jogo irado! No sábado (somente 8 de junho), vai rolar oficina de sabão ecológico.

RETORNAR À MATÉRIA PRINCIPAL

Publicado em 28/05/2019.