A internet, como sabemos, mudou as relações humanas e digitais. Ela oferece muitas oportunidades, mas também muitos desafios! Como ela está sempre mudando e novidades surgem de forma rápida, os museus precisam ficar atentos para continuar interagindo com seus públicos de forma responsável e inovadora. Na 16ª Semana Nacional de Museus, que no Museu da Vida aconteceu de 14 a 19 de maio, o tema “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos” convidou os visitantes a uma reflexão sobre o tema!

Roda de Conversa “Ações educativas acessíveis: conexões necessárias e significativas”
Local: sala de vídeo

Vagas: 15 lugares (inscrições encerradas)
14 de maio, de 9h30 às 12h

O encontro tem como objetivo construir um espaço de interlocução para profissionais interessados na acessibilidade em espaços museais e novos públicos.

Lançamento wi-Fi Museu da Vida

O Museu da Vida vai ficar ainda mais conectado com seu público por meio da nova rede Wi-fi! Disponível no Centro de Recepção, no Parque da Ciência e na Pirâmide, a ideia é que os visitantes compartilhem em tempo real seus momentos e experiências. Para acessar a rede é simples: basta realizar o acesso pela rede "AP-Visitantes". Nenhuma senha é necessária.

Oficina “ASCII: uma questão de código!”
Local: Parque da Ciência

De 15 a 18 de maio
Horário: Confirme o horário no número (21) 2590-6747.
Faixa etária: a partir de dez anos

Nos anos de 1960, o código ASCII foi adotado como código padrão para a troca de mensagens em computadores. ASCII é a sigla para Padrão Americano de Código para Troca de Informações (na tradução em português). Conhecer o ASCII é uma estratégia educativa para refletirmos juntos sobre as tecnologias digitais, desvendando suas origens e realizando uma viagem no tempo!

Oficina 'Vamos checar?!'
Local: Centro de Recepção

Com a internet e as redes sociais, a circulação de mensagens ganhou agilidade e velocidade sem precedentes. Nunca tivemos tanto acesso a tanta informação! Apesar de esta ser uma marca fascinante do nosso tempo, há também um lado preocupante nisso: o número cada vez maior de boatos e notícias falsas sendo criados e repassados. Em geral, são mensagens anônimas, com informações vagas, com poucas - ou nenhuma – evidência, sobre temas relevantes e atuais. Num conjunto de cartazes reunidos no Centro de Recepção, o visitante vai encontrar, de um
lado, uma troca de mensagens relacionada à saúde. No verso, ele é convidado a pensar sobre alguns elementos presentes nelas. Bora checar?

Mostra Insetos ilustrados
Local: Castelo Mourisco

Idade: a partir de 5 anos
Temporada: até 31 de julho
De terça a sexta, de 9h às 16h30 | Sábados, de 10h às 16h

Quase toda criança gosta de desenhar. E muito cientista também! Para os pesquisadores que estudam a natureza, o desenho é uma ferramenta valiosa de trabalho. Ele permite representar, com muitos detalhes, animais e plantas, por exemplo. A ilustração científica e a entomologia são tema desta exposição da Fiocruz e da Folguedo, em parceria com o Museu da Vida e outras unidades da Fundação. A mostra conta com áudiodescrição, vídeos e painéis na Língua Brasileira de Sinais e, mediante agendamento no número (21) 2590-6747, visita guiada com intérprete de Libras.

Atualizado em 21/5/2018