No Castelo Mourisco, o visitante pode conhecer mais detalhes sobre a vida e obra dos cientistas brasileiros Oswaldo Cruz (1872-1917) e Carlos Chagas (1879-1934). O médico sanitarista Oswaldo Cruz nasceu em São Luís do Paraitinga (SP), em 5 de agosto de 1872. Ele ficou à frente da Diretoria Geral de Saúde Pública do Brasil de 1903 a 1909 e liderou campanhas sanitárias contra doenças que afetavam a população brasileira no início do século XX, como febre amarela, peste bubônica e varíola.
Com a morte de Cruz em 1917, Carlos Chagas se torna diretor do então Instituto Oswaldo Cruz. A história entre ambos começa em 1902, quando Chagas procura Cruz para que este o orientasse em sua tese de doutorado. Já em 1905, Cruz solicita a ajuda de Chagas numa campanha contra a malária na Companhia Docas de Santos, em São Paulo.
A mostra no Castelo Mourisco também traz fotos, textos em painéis e reconta a descoberta de Carlos Chagas que o tornou reconhecido internacionalmente. O pesquisador brasileiro conseguiu algo sem precedentes na história da medicina: foi responsável pela descoberta do parasito de uma doença, o Trypanosoma cruzi, o vetor que o transmitia (um inseto conhecido como barbeiro) e a doença que causava, que ficou conhecida como doença de Chagas.
A visita à exposição acontece junto com a visita ao Castelo Mourisco. Mais informações no número (21) 2590-6747.