Facebook Twitter Imprimir
Crianças brincam no Museu da Vida
Os museus e centros de ciência são estratégicos para conquistar o desenvolvimento sustentável. Esta foi a mensagem deixada em uma das sessões plenárias da Conferência "Planet under pressure" que reuniu três mil cientistas, líderes de indústrias e formuladores de políticas de 105 países entre 26 e 29 de março de 2012, em Londres.

O objetivo da conferência é ambicioso: ajudar a encontrar soluções para os problemas e os desafios ambientais graves enfrentados pela Terra. A porta-voz dos museus e centros de ciência foi Margit Fischer, Primeira-dama da Áustria e coordenadora da rede austríaca de centros de ciência, presente no evento como parte de um esforço de museus de ciência de diversos países – entre eles o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz –, membros da Association of Science-Technology Centers (ASTC).

A motivação desse movimento internacional é fortalecer o papel dos museus e centros de ciência como atores sociais ativos e bem-sucedidos no processo da Rio+20 – e nas atividades após o evento das Nações Unidas.

Margit Fischer - foto: reprodução
“Todos nós esperamos que exista um plano de ação poderoso, mas mesmo o mais ambicioso programa precisará necessariamente ser complementado por atividades de divulgação científica; para conseguir isto, propomos que museus e centros de ciência sejam criados e apoiados em todo o mundo, como fontes fundamentais – particularmente em áreas em que eles inexistem, tal como em grande parte da África”, disse Fischer.

“Nós clamamos por um plano estratégico que use a energia dos museus e centros de ciência para incrementar o impacto das estratégias das Nações Unidas para envolvimento da sociedade”, afirmou. Para ler o discurso da representante (em inglês) no evento, clique aqui.

Para a chefe do Museu da Vida, Luisa Massarani, que participou da conferência em Londres, o convite para a presença de uma porta-voz dos museus e centros de ciência em uma das plenárias reflete a importância que estes espaços científico-culturais têm conquistado em todo o mundo.

“No Brasil, na última década, houve um grande aumento destes espaços científico-culturais tanto em número como em sua importância social”, disse Massarani. “Mas ainda temos um longo caminho pela frente neste nosso país imenso, já que atualmente apenas 8% da sociedade brasileira têm acesso às atividades que oferecemos”, lamentou. Neste contexto, ela destacou a importância de consolidar as iniciativas itinerantes, a exemplo do Ciência Móvel do Museu da Vida, de forma a permitir maior inclusão social.