Facebook Twitter Imprimir
O Museu da Vida recebeu, nos dias 9 e 10 de março, os participantes brasileiros do evento internacional The Climate Change Exchange, um debate virtual, em parceria com o British Council, que conectou em tempo real jovens do Brasil, Rússia, Canadá e Inglaterra – países que foram sede de jogos olímpicos entre 2010 e 2016, e com realidades climáticas e socioeconômicas distintas. Na videoconferência, os estudantes compartilharam os principais desafios enfrentados por seus países no combate às mudanças climáticas.

No Brasil, a Tenda da Ciência do Museu da Vida foi o palco das discussões, entre 12h e 14:30h. Em Toronto, no Canadá, a viodeconferência foi articulada no Ontario Science Centre; em Londres (Inglaterra), no Science Museum; e em Moscou (Rússia), no escritório local do British Council.

Os debatedores abordaram os problemas locais causados pelo aquecimento global, além de discutir soluções em pequena e grande escala. Também falaram sobre as mensagens que gostariam de enviar aos grupos do G8 e do G20.

O evento não foi aberto ao público, mas os interessados puderam acompanhar o debate on line.

Debatedores brasileiros:

Jéssica de Luna
Estudante de pedagogia e de turismo, também participa do Curso de Formação de Monitores para Museus e Centros de Ciência, promovido pelo Museu da Vida.

Müller Rangel da Cunha
Estudante de curso técnico de enfermagem. Formado no Curso de Formação de Monitores para Museus e Centros de Ciência do Museu da Vida. Foi bolsista de Ensino Médio da Sala de Comunicação do Museu da Vida.

Victor Curi
Estudante de biologia, participou da Cape Farewell Youth Expedition em 2008, uma excursão organizada pelo British Council que levou jovens de diversos países para ver os efeitos do aquecimento global e aprender sobre o assunto com cientistas.

Sofia Carvalho
Aluna do ensino médio. Em 2009, foi Embaixadora do Clima do British Council e participou da COP15, em Copenhague. No Brasil, Sofia fundou a organização MEMA (Mobilização Estudantil pelo Meio Ambiente), que desenvolve projetos ecologicamente sustentáveis no ambiente escolar.

Moderadora:

Carla Almeida