
Com mais de 70 cidades visitadas em oito anos, e cerca de 100 viagens realizadas, beneficiando público estimado em 640 mil pessoas em municípios dos estados da região sudeste, o museu itinerante da Fiocruz apresenta os módulos interativos no Salão da Ciência de Simonésia.
Com a proposta de promover a divulgação científica e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, o projeto aborda temas como a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.
A iniciativa foi aprovada pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Entre as novidades da viagem, está o jogo das vacinas – desenvolvido sobre uma lona de 20 m², com cartas, dado gigante e marcador de tempo –, que comporta quatro grupos de jogadores. Os participantes se divertem e ainda podem conhecer características do universo microbiológico, bem como entender a importância das vacinas na prevenção de doenças causadas por micro-organismos, como vírus e bactérias.
Projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos” Evento: IV Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos - IV MOSIT
Data: 4 e 5 de setembro. Visitação: das 8h às 17h.
Local: Salão da Ciência - Rua Monsenhor José Paulo Araújo - Simonésia (MG).