A exposição apresenta imagens, produzidas na primeira metade do século XX, que mostram práticas de institucionalização da microbiologia no Brasil e ações pioneiras da administração federal na área de saúde pública. Está registrada, por exemplo, a construção dos pavilhões que hoje caracterizam o campus da Fiocruz, incluindo aspectos dos seus arredores, o que possibilita um acompanhamento da evolução urbana da cidade do Rio de Janeiro.
Os principais personagens dessa trajetória institucional - pesquisadores, alunos, funcionários e os doentes que buscavam tratamento no local - também são retratados. Ainda fazem parte do acervo imagens de expedições científicas, campanhas sanitárias, visitantes ilustres, além de aspectos técnicos e científicos das pesquisas desenvolvidas em laboratório e da produção de vacinas e medicamentos. O objetivo é, acima de tudo, oferecer um painel que informe à comunidade de pesquisadores, professores de história e público em geral a importância desse acervo para o estudo histórico das ciências e da saúde pública no país.
Especificações técnicas:
Área para montagem: 50 m²
Tipo de veículo para transporte: carro de passeio
Período de montagem/desmontagem: 1 dia
Equipe técnica: 2 técnicos
Tipo de embalagem: sacola de nylon com alça
Para solicitar essa exposição, os contatos podem ser feitos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações sobre como receber uma exposição itinerante, confira a contrapartida para exposições de pequeno porte.