Como conversar sobre ciências com crianças? Este foi o tema do seminário da Especialização 2016, realizado no dia 16 de maio de 2016, na Tenda da Ciência. O encontro, aberto ao público, teve como palestrantes Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida, e Marcos Gonzalez, pesquisador do Museu do Meio Ambiente, localizado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Bióloga por formação, Hilda defendeu que o conhecimento sobre aspectos do desenvolvimento infantil pode ser uma poderosa estratégia que potencializa a elaboração de exposições e outras atividades educativas em museus de ciências. Em sua palestra, “Quem são essas crianças?”, ela levantou pistas sobre especificidades do público infantil para ajudar profissionais que trabalham com educação em museus.
Já Marcos resgatou uma experiência pedagógica do conde e escritor russo Leon Tolstói, que acreditava que a criança é, por natureza, uma criatura perfeita, cujo desenvolvimento livre não deve ser perturbado. De acordo com este autor, o conhecimento não deveria ser imposto ao aluno contra sua vontade, e o professor deveria atuar no processo de formação como um guia. Marcos acredita que essa experiência pode auxiliar mediadores de museus ao dialogar com um público não especializado.
Bióloga por formação, Hilda defendeu que o conhecimento sobre aspectos do desenvolvimento infantil pode ser uma poderosa estratégia que potencializa a elaboração de exposições e outras atividades educativas em museus de ciências. Em sua palestra, “Quem são essas crianças?”, ela levantou pistas sobre especificidades do público infantil para ajudar profissionais que trabalham com educação em museus.
Já Marcos resgatou uma experiência pedagógica do conde e escritor russo Leon Tolstói, que acreditava que a criança é, por natureza, uma criatura perfeita, cujo desenvolvimento livre não deve ser perturbado. De acordo com este autor, o conhecimento não deveria ser imposto ao aluno contra sua vontade, e o professor deveria atuar no processo de formação como um guia. Marcos acredita que essa experiência pode auxiliar mediadores de museus ao dialogar com um público não especializado.