Desde 2006, o Ciência Móvel leva um museu interativo aos municípios da região Sudeste que visita, tendo como uma de suas principais propostas a popularização da ciência. Dessa forma, o Ciência Móvel pretende também contribuir para o fortalecimento do ensino de ciências e a inclusão sociocultural das populações que atende.
Confira o álbum de fotos das ações do Ciência Móvel em 2018.
Para acessar fotos de outros anos, dê zoom nos balões do mapa abaixo. Cada balão representa uma viagem já realizada e traz informações sobre a ação, bem como imagens registradas.
No Brasil, museus e centros de ciências se concentram nas capitais, e as populações das suas periferias e cidades afastadas têm pouco acesso a atividades científicas e culturais. É fundamental superar essa barreira e aproximar os museus e centros de ciências dessas populações. Com isso, proporcionam-se oportunidades de educação e lazer que contribuem para a inclusão sociocultural.
Nesse sentido, o Ciência Móvel busca não só difundir informações científicas, mas também aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, oferecendo um espaço de descoberta, reflexão e encantamento pela ciência e pela tecnologia por meio de atividades interativas.