Facebook Twitter Imprimir

Se você já ouviu alguém comparando o cérebro humano a uma máquina, saiba que não é à toa: ele coordena um montão de funções no nosso corpo! Quer descobrir quais? Venha curtir nossa programação!

Desde a hora em que acordamos até o momento em que estamos dormindo, o cérebro não para de trabalhar, recebendo informações, fazendo conexões, coordenando funções no corpo... ele está ali na ativa 24 horas por dia! Por isso, para mantê-lo tinindo e em boa forma, temos que instigá-lo e zelar pelas saúdes corporal e mental!

De 19 a 23 de março, a programação do ´Celebrando o cérebro 2016´, que integra a VII Semana do Cérebro, animou o Museu da Vida. Em 2016, o tema foi: mente sã num corpo são! Confira o que rolou:

Contadores de Histórias do Museu da Vida

19 de março, às 11h, na Tenda da Ciência

Os contadores misturam fantasia, literatura, ciência e saúde a partir de histórias envolventes e divertidas.

Oficina de brinquedos com sucatas

19 de março, às 14h, no Epidauro
Para público de cinco a dez anos

Você acha que brincar e construir o seu brinquedo faz bem para a sua saúde física e mental? Então, venha participar de nossa oficina! A partir do poema "Quadrilha da sujeira", de Ricardo Azevedo, vamos conversar sobre o lixo, o brincar, a nossa saúde e a saúde do planeta. Descubra o quanto você pode se divertir ao produzir o seu próprio brinquedo e ao cuidar do planeta.

Microcefalia e Zika vírus: como podemos, unidos, transformar essa realidade?

19 de março, das 10h às 16h
22 de março, às 9h, 10h30, 13h30, 15h
23 de março, às 9h, 10h30, 13h30, 15h
Local: Pirâmide do Parque da Ciência

O que é um vírus? O que um vírus pode fazer ao nosso cérebro? O que a sociedade pode fazer coletivamente na luta pela saúde para todos? Convidamos você para conversar sobre essas questões no Parque da Ciência!

Trilha ‘Ativando o Cérebro’

22 de março, às 9h e 15h, na saída do Centro de Recepção
Para público a partir de 12 anos

Uma caminhada lúdica e interpretativa que busca despertar junto ao público visitante um maior respeito à natureza e à consciência ambiental. Caminhar, além de fazer bem ao corpo, faz bem à mente, ativando o cérebro e seus circuitos, reduzindo os riscos relacionados à perda de memória e falta de atenção, entre outros fatores. Você está pronto para ativar seu cérebro e suas emoções nesta caminhada?

Cérebro leitor

19 de março, às 13h30, 14h20 e 15h10
23 de março, às 9h e 13h30
Local: Castelo Mourisco
Para público a partir de 12 anos

Se você gosta de manter seu cérebro em forma, que tal fazer isso com a aventura da leitura? Os versos de um poema e a leitura instigante dos livros, por exemplo, melhoram as atividades do cérebro e a conectividade de ideias. Com a leitura, nosso cérebro também turbina as emoções!

Aventuras da visão

19 de março, às 10h e 15h
22 de março, às 9h e 15h
23 de março, às 9h e 13h30
Para público a partir de dez anos

Você já comparou ou ouviu alguém comparar o cérebro humano a uma máquina? Não é à toa, porque, afinal, ele é o órgão responsável por comandar todos os movimentos do corpo. Nesta atividade, você irá ativar áreas do cérebro ao explorar os módulos interativos.

A ótica do cérebro

22 de março, às 10h30
23 de março, às 10h30 e 13h30
Para público a partir de dez anos
Local: Câmara escura (Parque da Ciência)

Nossa percepção visual se inicia assim que o olho foca a luz em nossa retina. Dali até a sensação de visão que ocorre no cérebro, as informações visuais são, primeiramente, absorvidas por uma camada de células fotorreceptoras para, depois, serem transformadas em sinais eletroquímicos que serão enviados ao cérebro para serem interpretados. Junte-se a nós para desvendar como nosso sistema visual processa as imagens e qual a importância do cérebro nesse processo instigante!

Curumim quer música

22 de março, às 10h30 e 13h30, no Epidauro
Para público de seis a oito anos

O espetáculo conta a história do indiozinho Ynhire, que, ao acordar muito feliz e querendo ouvir os sons e a música da floresta, percebe que a mata está em silêncio. Ele parte em busca do som perdido e acaba encontrando personagens do folclore brasileiro, como o boitatá, o saci e o curupira. A função de cada um deles é apresentar ao público um instrumento musical confeccionado com material reciclado. Com cada instrumento, o público explora as propriedades do som (localização espacial, amplificação, timbre, tom e ritmo).

A caminhada dos Bichos

23 de março, às 15h, na Tenda da Ciência
Para público de cinco a sete anos

Essa atividade recorre a elementos de dança para explorar as diversas formas de locomoção dos animais, trabalhando, de forma lúdica, a percepção corporal e o desenvolvimento de habilidades psicomotoras e de criação.

Pintando o Cérebro - colorindo cérebros e neurônios

23 de março, às 9h e 15h, no Epidauro

A partir de moldes de gesso de minicérebros - que aqui no Museu chamamos de picolés de cérebros! -, você poderá pintar o seu próprio modelo, utilizando toda a sua criatividade e identificando as regiões cerebrais.

Capacete do cérebro

23 de março, às 9h e 15h, no Epidauro
Para público a partir de sete anos

Venha conhecer as principais regiões do cérebro e descobrir o que acontece em cada uma delas! Pinte, recorte e monte seu capacete de cérebro, indicando as áreas e as funções relacionadas ao sistema nervoso.

Uma viagem pelo interior do cérebro

19 de março, das 10h às 16h
22 de março, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
23 de março, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Na Pirâmide do Parque da Ciência

Descubra como é o cérebro por fora e por dentro e compare o cérebro humano com o de outros animais. O que é igual e o que é diferente? Além disso, o público poderá conhecer alguns dos cérebros da coleção do Museu da Patologia, do Instituto Oswaldo Cruz.

Atualizado em 23 de março de 2016