Reforma Urbana

Cidade do Rio de Janeiro no passado, quando os antigos bondes eram usados como meio de transporte. As ruas eram muito estreitas, com casas coladas umas às outras. No lado direito da foto, repare só o velho quiosque, um pequeno comércio frequentado pelas camadas pobres da população, com venda de salgados, bebidas e outros produtos variados.

Fonte: Biblioteca Nacional, Foto de Augusto Malta, 1903

Tipo de moradia do início do século 20, denominada cortiço, onde moravam muitas famílias juntas, no Centro da cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, Foto de Augusto Malta, s.d., disponível na Biblioteca Virtual Oswaldo Cruz

Loja com o aviso de que foi tomada pelo governo para abrir espaço para a construção da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco), durante a reforma da cidade do Rio de Janeiro, no início do século 20.

Demolições para a construção da Avenida Central.

Fonte: Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz)

Avenida Rio Branco, logo após as reformas urbanas no Centro do Rio de Janeiro.

Fonte: Biblioteca Nacional, Foto de Augusto Malta, s.d.

Avenida Rio Branco. Reconhecem a paisagem ao fundo? Dica: é um dos cartões postais da cidade do Rio!

Fonte: Biblioteca Nacional, Foto de Augusto Malta, antes de 1910