O tema da palestra, realizada em 2015, apresentou os avanços do financiamento público da ciência.


Qual é o cenário das políticas públicas voltadas para a ciência no Brasil? No dia 27 de abril, o Museu da Vida sediou mais um seminário da Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde. Com o tema “Popularização da ciência e as políticas públicas no Brasil”, o palestrante José Ribamar Ferreira abordou o campo da popularização da ciência em virtude das políticas públicas colocadas em prática entre 2003 e 2012.

O assunto, inclusive, foi o tema de sua tese de doutorado. A partir de uma ampla pesquisa documental e de campo, com destaque para o financiamento da ciência, José Ribamar também deu grande enfoque à percepção de líderes de diversas áreas da popularização da ciência sobre o assunto. Ao longo do seminário, também foram levantados avanços e desafios para que a popularização da ciência alcance centralidade política e obtenha investimentos que deem visibilidade à sua missão social.

Engenheiro por formação, José Ribamar é doutor em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF/UFRJ). Participou ativamente da criação do Museu da Vida e foi chefe da instituição. Também foi presidente, em dois mandatos, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC) e tem ampla atuação na área da divulgação da ciência.

Atualizado em 28/04/2015

Imprimir