Curiosidade, timidez, fascinação... quais são as reações do público ao visitar um museu? Dia 16 de julho de 2012, essa questão foi discutida em dois seminários, realizados na sala de aula da Oficina Escola de Manguinhos, no campus da Fiocruz. O evento foi gratuito e não requis inscrição prévia.

A turismóloga Maira Freire (mestre em Museologia e Patrimônio pela Unirio) apresentou uma palestra com o tema “Encantamento e estranhamento: Como moradores e não moradores de Belo Horizonte experimentam o Museu de Artes e Ofícios”. O seminário trouxe os resultados de uma pesquisa que trata da relação entre o museu mineiro com seus visitantes.

Com o seminário “Famílias no Museu Nacional”, a psicóloga Eliane Ezagui Frenkel (também mestre em Museologia e Patrimônio pela Unirio) analisou o comportamento dos visitantes do Museu Nacional/UFRJ nos fins de semana. Tal análise se baseou num estudo qualitativo feito com grupos familiares que foram a esse espaço.

O ciclo de palestras “Seminários em Divulgação Científica” faz parte do curso de Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, uma parceria entre Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, Casa da Ciência/UFRJ, Fundação Cecierj e Museu de Astronomia e Ciências Afins, com apoio da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia da América Latina e do Caribe (Red-Pop), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social/MCTI. Saiba mais sobre o curso em www.museudavida.fiocruz.br/lato.
Imprimir