O debate abordou também questões como prevenção e preconceito contra a doença.


Você sabia que, no Brasil, houve um aumento de 50% dos casos de Aids entre jovens de 12 a 24 anos nos últimos seis anos? No Dia Mundial de Combate à Aids, 1º de dezembro de 2014, jovens bolsistas do Museu da Vida debateram prevenção e preconceito contra a doença em um bate-papo com Maria de Lourdes Araújo de Castro, especialista em saúde pública e administração hospitalar e também enfermeira do Ministério da Saúde.

A palestrante conversou sobre sua experiência nos Centros de Testagem e Aconselhamento, que realizam ações de diagnóstico e prevenção de DST, e no Serviço de Assistência Especializada em HIV, onde fez parte da equipe de atendimento do Programa de DST/Aids e Hepatites Virais na cidade de Parnaíba, no Piauí.

Na abertura, um dos atores do Ciência em Cena, Pablo Aguilar, fez a leitura de um texto escrito por um jovem soropositivo em tratamento, "Esqueça tudo o que você sabe sobre HIV", do blog "Diário de um jovem soropositivo". Vídeos com situações atuais que abordam preconceito e o desconhecimento sobre o assunto complementaram o debate.

Publicado em 8/12/2014

Imprimir