O ator e diretor Carlos Palma proferiu a palestra “Teatro e ciência – uma interação necessária”.
No dia 30 de março de2015, o início da Especialização em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde foi marcado pelo encontro de abertura, às 10h, com o ator e diretor de arte Carlos Palma. Percorrendo o tema “Teatro e ciência – uma interação necessária”, ele abordou assuntos como as transformações que o teatro sofreu desde o surgimento da energia elétrica, da dramaturgia à encenação. A questão do teatro como instrumento de divulgação científica também foi ponto de debate, bem como a trajetória do Arte Ciência no Palco, de 1998 a 2015, grupo do qual Palma é um dos criadores e faz parte até hoje.
Ator desde 1981, Carlos Palma é conhecido por atuar e dirigir peças com temática científica, se destacando no cenário brasileiro. Em 1995, ao assistir ao monólogo “Einstein” no Chile, comprou os direitos autorais da trama para realizar sua montagem no Brasil. A estreia no país ocorreu em 1998 e lhe rendeu o Prêmio Mambembe de melhor ator, marcando, também, o início do “Arte Ciência no Palco”. Hoje, o grupo já conta com 17 peças teatrais que estimulam a reflexão sobre questões éticas e morais da implicação da ciência na sociedade.
A abertura foi realizada na Tenda da Ciência, no campus Manguinhos da Fiocruz, localizada na av. Brasil, n° 4365, próxima à passarela seis. O evento, aberto ao público, teve entrada gratuita.
Atualizado em 30/03/2015