Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
Há muitos anos, a região onde está situada a Fiocruz, foi habitada por um grupo de indígenas da tribo Tupinambá. Além de cultivarem mandioca, pescarem e caçarem, os Tupinambás eram ceramistas, produziam utensílios para uso cotidiano e faziam rituais com decorações plásticas e pintura. Registros da vida e da cultura desta tribo foram encontrados a partir da pesquisa arqueológica realizada em Manguinhos.

A história dos Tupinambás que viveram por aqui foi contada neste sábado, dia 16 de novembro, por convidados especiais, os índios Tukano e Apurinã. A atividade foi gratuita e aconteceu às 13h, na Tenda da Ciência do Museu da Vida. Além da contação de história, os visitantes brincaram com arco e flecha e zarabatanas.

Voltada para crianças e jovens, a programação contou ainda com a exibição de um filme sobre cosmologia indígena e atividades bacanas sobre o trabalho da pesquisa arqueológica – com simulações de escavações arqueológicas e práticas de laboratório, como limpeza, classificação, inventário e restauro das peças retiradas da escavação.


Contação de histórias com os índios Tukano e Apurinã

Atividade gratuita
Dia: 16 de novembro
Horário: 13h
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida
Endereço: Av. Brasil, 4.365 - Manguinhos, Rio de Janeiro
Mais informações pelo telefone (21) 2590-6747 e pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça