Ir para o conteúdo


O Museu da Vida (MV), desde seus primórdios, orienta suas atividades educativas a partir de um conjunto de documentos que, em alguma medida, serão trazidos para o diálogo ao longo deste texto. O acúmulo de experiências mostrou a necessidade e a importância de consolidar as reflexões em uma política educacional, dando origem a um documento norteador para todo o trabalho educativo.

Baixe o PDF do livro impresso.


A implantação e o desenvolvimento do Programa do Curso de Formação de Monitores para Museus e Centros de Ciência no Museu da Vida são histórias contadas nesta reunião de memórias.

Baixe o PDF do livro impresso.


Esta  publicação  retrata  o  trabalho  desenvolvido  pelo  Grupo  de  Estudos  e  Ações Educativas para o Público Infantil / GEAEPI. Pretendemos apresentar brevemente o histórico do trabalho coletivo realizado por profissionais das diferentes áreas  do  Museu  da  Vida  que  planejaram  e  realizaram  as  atividades  e  materiais  educativos para o público infantil.

Baixe o PDF do livro impresso.


Desde 2005, o MV vem elaborando, desenvolvendo e atuando em diversas ações educativas e culturais voltadas para o público infantil e relacionadas à literatura, expressão corporal, oficinas e jogos. Para qualificar e fortalecer estas ações, constituiu em 2009, o Grupo de Estudos e Ações Educativas para o Público Infantil (GEAEPI). Dentre estas ações apresenta este projeto que propõe o desenvolvimento de três atividades voltadas para crianças da Educação Infantil e o primeiro segmento do Ensino Fundamental. O tema escolhido foi “arte e saúde”.

Baixe o PDF do livro impresso.


Confira o segundo volume da série "Arte e Saúde para Público Infantil", obras lançadas no evento on-line de Dia das Crianças 2021.

Baixe o PDF do livro impresso.

Esta publicação denota a relevância de promovermos ações e reflexões sobre a experiência de inclusão, por intermédio da acessibilidade, principalmente diante do atual momento histórico onde impera a exortação da maioria sobre as minorias, onde se questionam os princípios da solidariedade e da justiça social, bem como, emerge na sociedade um crescente desapreço pela ciência, pela democracia e seus valores. É uma necessidade para o campo dos museus e para sociedade brasileira, as reflexões e o compartilhamento das experiências aqui contidas.


Baixe o PDF do livro impresso.

Voltado ao público infantil, especialmente na faixa etária dos 5 aos 10 anos, "Nos Trilhos da Ciência" é um projeto do Museu da Vida que, utilizando diferentes linguagens e abordagens, busca apresentar de forma lúdica a trajetória da Fiocruz e dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com destaque para a descoberta da doença de Chagas, de modo a instigar a curiosidade e o diálogo sobre importantes episódios da história da ciência e da saúde no Brasil. O projeto é composto por três produtos: uma atividade de contação de história a partir de uma mala que se abre e apresenta diferentes cenários e personagens; um livro impresso; e um e-book interativo, que combina recursos de animação, vídeos, sonoplastias e fotos antigas, além de bibliotecas que convidam adultos e crianças a aprofundarem seus conhecimentos. A atividade da mala que conta histórias passa a integrar a programação regular do Museu em 2020.

Saiba mais sobre o projeto
Baixe o PDF do livro impresso
Acesse a audiodescrição do livro impresso
Navegue no e-book interativo
 

"A Casa de Oswaldo Cruz e o Museu da Vida carregam em seu nascedouro a tradição de Manguinhos, onde o rigor do fazer científico se mescla com a estética, a arte e a premência de comunicação, que extrapola os limites da ciência para encontrar seu público maior. Desde a concepção do Museu da Vida, visávamos reiventar esse legado, com profissionalismo e olhar crítico. Um dia, Virgínia Schall, cientista e poetisa, amiga e sonhadora de um museu inovador, trouxe a notícia: estaríamos interessados em receber uma "tenda" que abrigou atividades da Eco-92? Já tínhamos nosso cenário! Ciência em Cena! Uma trajetória emocionante aqui retratada neste livro. A ciência e seu contexto sob holofotes. O público capturado pela emoção, pelo drama, pelo riso e, sempre, pela beleza." [Paulo Gadelha, diretor da Casa de Oswaldo Cruz (1985-1997), responsável pela implantação do Museu da Vida e presidente da Fiocruz (2009-2016)]

Acesse o livro gratuitamente aqui e faça download.

O Ciência Móvel é a divulgação da ciência sobre rodas. Inquieto, ora em um lugar, ora em outro. Diferentes públicos, diferentes histórias, culturas diferentes. A fascinante viagem do conhecimento refletida nos olhos atentos e brilhantes de jovens e adultos. Em comum, a curiosidade e a necessidade de saber mais, de compreender melhor o mundo em que vivem. De uma cidade para outra, a rotina de produção de um grande evento. Caixas e mais caixas de materiais de exposição embaladas e desembaladas, conferidas e consertadas. Equipamentos eletrônicos testados várias vezes, luz, som, cor, cheiro, sensações. Pneus, água, combustível, lubrificante, descanso. A viagem se aproxima. Próxima parada, outra cidade. Ele é o tema deste sexto número do Cadernos Museu da Vida.

Acesse o livro gratuitamente aqui e faça download.

A inauguração do Museu da Vida, em 1999, materializa um projeto amadurecido ao longo da década de 1990. Durante sua concepção, o Museu já trazia consigo o conhecimento acumulado de experiências anteriores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) relacionadas à preservação do patrimônio, promoção da saúde e divulgação científica e cultural. Nesta perspectiva, o projeto inicial do Museu da Vida foi elaborado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC), unidade dedicada à história, memória, preservação do patrimônio e à divulgação científica, e contou com a contribuição de profissionais de outras unidades da Fiocruz. É nessa relação dinâmica, em que cada instância alimenta e inspira as demais, que se assenta esse primeiro Plano Museológico do Museu da Vida, instrumento de planejamento e de gestão formulado para dar a dimensão e o sentido claro do trabalho desse museu para a sociedade.

Faça download gratuito da publicação.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento: Estamos fechados devido à pandemia. Siga-nos nas redes sociais!

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

Ternium Johnson & Johnson ibm conheça