Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir
O público poderá assistir a dois filmes durante a viagem: "Convivendo com uma estrela" e "As estrelas esquisitas de Júpiter".Imagem: NASA on The Commons (Flickr Commons)
O público do Ciência Móvel agora tem mais um motivo para conhecer as atividades do nosso caminhão da ciência: estamos falando do Planetário Digital, que foi inaugurado em março no museu. A nova atração itinerante será levada nas próximas viagens do Ciência Móvel.

O planetário foi adquirido com recursos da lei federal de incentivo à cultura. “Apesar de nunca ter tido um planetário móvel no acervo, frequentemente levávamos o planetário móvel do Cecierj em nossas viagens, que sempre era a atração mais procurada. Com os recursos de captação do projeto da Lei Rouanet, "Projeto Arte e Ciência sobre Rodas", destinados ao Ciência Móvel, adquirimos um planetário móvel próprio, que, além de ser o primeiro planetário do Museu da Vida, é altamente moderno e completamente digital", comemora Diego Vaz Bevilaqua, chefe do Museu da Vida.

A apresentação do equipamento nas viagens será feita a partir de roteiros elaborados com temas específicos pela equipe do Ciência Móvel: "Convivendo com uma estrela" e "As estrelas esquisitas de Júpiter". No primeiro, a narrativa parte de duas incríveis jornadas no espaço e no tempo, possibilitando a observação e a comparação das marcas celestes que definem as estações do ano na cidade do Rio de Janeiro e, também, no Pólo Sul. A proposta é que se possa observar e descobrir os segredos das estações do ano, além de conhecer algumas constelações que marcam as estações.

Já “As estrelas esquisitas de Júpiter" narra a incrível viagem à cidade de Pádua, nas noites de janeiro do ano de 1610. A partir dela, e em pleno século 17, é possível observar e compartilhar o céu com Galileu Galilei e descobrir novas estrelas, perto de Júpiter. Na atividade, há comentários do próprio cientista italiano sobre o que ele e o público vão observar.
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça