Você é capaz de determinar quantas vezes ao dia faz tarefas básicas, como pesar, medir ou contar? Essas atividades são feitas tão cotidianamente que nem pensamos como foram estabelecidas essas medidas, tão pouco percebemos que elas também são usadas nas atividades científicas.

Pensando nisso, o Museu da Vida desenvolveu essa exposição, identificando as primeiras formas utilizadas pelos homens que buscavam estabelecer parâmetros de equivalência entre diversos elementos cotidianos. A mostra passeia pela implantação do sistema métrico decimal, pela história das balanças, mergulhando na trajetória de diversos povos e chegando aos laboratórios da Fiocruz, onde os atos de pesar, medir e contar estão presentes desde a criação da Fundação.