Facebook Twitter Imprimir
(Foto: Peter Ilicciev)

Em sua terceira temporada nos palcos do Museu da Vida, a peça "O rapaz da rabeca e a moça Rebeca" ficou em cartaz até 9 de dezembro na Tenda da Ciência Virginia Schall! Inspirada na história “O rapaz da rabeca e a moça da camisinha”, do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo conta a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. Expulso da distante Cantiguba-dos-Aflitos, João sai pelo mundo com sua rabeca e se torna um artista famoso. Ele promete voltar à sua terra e se casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada vai mudar os rumos da história de amor desses dois.

"Desde a primeira leitura que fiz do cordel "O rapaz da rabeca e a moça da camisinha", antes mesmo de conhecer os detalhes do projeto, não foi difícil imaginar esta história no palco. Algo naturalmente me levou para a sua essência de obra de arte popular, mambembe, gratuita, acessível, de feira e praça pública", destaca a diretora Letícia Guimarães, que também faz o papel de Rebeca na peça.

Pablo Aguilar, assistente de direção e ator que também está contracenando, aprecia a linguagem do cordel por ser uma "linguagem popular, divertida, alegre e que, por isso, é um ótimo veículo para tratar de temas mais fortes ou que são considerados tabus". Após a apresentação, os atores aproveitam para debater com os visitantes os temas abordados na peça, como sexo e Aids.

A peça foi planejada em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis e o hábito de fazer o teste do vírus da Aids. Segundo pesquisa divulgada em 2014 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, os casos de transmissão do vírus e o número de casos da doença continuam aumentando no Brasil.

Apesar de toda informação disponível, a Aids é, em muitos casos, um tabu nas escolas e nas famílias. Além de uma equipe artística profissional, o espetáculo conta com a consultoria técnica de Nilo Martinez Fernandes, pesquisador e coordenador da Área de Aconselhamento e Educação Comunitária do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids da Fiocruz.

Endereço: Tenda da Ciência, no Museu da Vida, localizado no campus da Fiocruz, em Manguinhos - av. Brasil, n. 4365, próximo à passarela seis

Texto: José Mapurunga
Direção: Leticia Guimarães
Assistente de direção: Pablo Aguilar