Ir para o conteúdo

Compartilhe

Facebook Twitter Imprimir

Rede de parcerias contribui para ações de divulgação científica do Museu, como teatro e obras de revitalização. 




Os mediadores do Museu da Vida aproveitaram para tirar foto com a nossa nova hashtag: partiu usá-la nas redes sociais! (Foto: Renata Fontanetto)
No dia 12 de junho de 2015, o Museu da Vida lançou o programa “Amigos do Museu da Vida: uma rede de saúde, ciência e cultura”. Visitantes, alunos, profissionais da Fiocruz e representantes de empresas parceiras se reuniram para conhecer uma série de novidades que o ano de 2015 está trazendo ao nosso museu.

Todos os espaços de visitação terão uma nova história para contar ou um detalhe diferente para mostrar. Segundo Diego Bevilaqua, chefe do Museu da Vida, a rede de parcerias que se forma abre um novo horizonte de possibilidades para a divulgação e popularização da ciência. “Estamos lançando uma identidade visual, com marca e materiais de comunicação novos. Em breve, o site institucional também será atualizado”, anunciou.

Quer saber como o Expresso da Ciência vai funcionar? Clique aqui. (Foto: Renata Fontanetto)
Por meio de uma rede de parcerias, com patrocínio da IBM e copatrocínios das empresas Nortec Química e Schott, todos através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, o Museu da Vida vai revitalizar equipamentos no Parque da Ciência, que vai ganhar rampas de acessibilidade, e dispor de uma nova maquete no Centro de Recepção super interativa!

Bevilaqua também destacou a exposição “Pelos Caminhos do SUS”, inaugurada em março deste ano, e disse que uma nova está a caminho para o segundo semestre, com temática sobre oceanos. "Nosso borboletário foi remodelado e será reaberto em setembro para o público. Também no segundo semestre teremos uma peça de teatro baseada em literatura de cordel”.

Ciência, arte e humor presentes no evento: a esquete "Conferência Sinistra" animou o lançamento! (Foto: Roberto Jesus Oscar)
De acordo com ele, diversas pesquisas já realizadas com os visitantes apontavam um dado importante: uma grande dificuldade de acesso ao Museu. Para atender essa necessidade, foi lançado o ônibus Expresso da Ciência. “Com ele, vamos trazer mais escolas e aumentar o potencial de inclusão social do Museu da Vida”, afirma Bevilaqua. Para mais informações sobre o ônibus, clique aqui.

As novidades não acabam aí! No encontro, o Ciência Móvel também anunciou sua temporada de viagens para 2015/2016. De 17 a 20 de junho, o caminhão da ciência irá para a primeira parada desse itinerário: a cidade de São José do Vale do Rio Preto, na região serrana do Rio.

Uma rede de amigos com missão social

Da dir. para esq., Diego Bevilaqua, Paulo Elian e Paulo Gadelha com representantes das empresas parceiras (Foto: Roberto Jesus Oscar)
No encontro, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, destacou que a ciência não está separada da arte e da imaginação e que, a seu ver, elas estão presentes na atuação do Museu da Vida e da Casa de Oswaldo Cruz (COC). Gadelha lembrou uma frase de Carlos Chagas para ilustrar esse papel social: “Não vai demorar que passemos adiante uma grande e bela ciência, que faz arte em defesa da vida”, disse.

Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz, afirmou que a COC e o Museu fazem parte de um mesmo projeto, pensando uma parte da história, memória e desenvolvimento do país. “A ousadia é o que caracteriza este programa, tomando passos importantes para o futuro. Cultura, educação e ciência são valores que fazem parte do nosso projeto”, acrescentou.

O Museu da Vida é gratuito. É para todos os gostos, idades, vontades e curiosidades! E aí? #PartiuMuseudaVida

Veja a galeria de fotos do evento aqui.

Atualizado em 07/07/2015
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça