Facebook Twitter Imprimir
O guia é ilustrado e traz informações sobre 43 espécies de pássaros que habitam o campus.

Quem passa pela Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, e experimenta sua poluição sonora, visual e atmosférica pode não se dar conta de que ali há também um oásis: o campus de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Nessa área, há uma grande diversidade biológica, com dezenas de espécies de plantas e animais, entre eles, muitas aves.

Para que você conheça essa riqueza natural, o Museu da Vida criou uma série de guias que o ajudarão a explorar esse universo: o primeiro deles foi o "Voo pela Fiocruz, Guia de Aves do Campus", de Davi Castro Tavares e Salvatore Siciliano, que foi lançado em 19 de maio de 2011, às 15:30h, acompanhado de uma atividade de observação de pássaros.

O guia – que foi distribuído entre bibliotecas, professores que realizam visitas ao Museu da Vida e outros muliplicadores – é amplamente ilustrado com espécies de pássaros que habitam o campus da Fiocruz. Dedicada a crianças, jovens, professores e curiosos de todas as idades, a publicação traz informações gerais sobre 43 aves e sobre onde encontrá-las dentro do campus, além de curiosidades e espaço para anotações.

O leitor confere, ainda, uma série de dicas sobre como iniciar a observação, como se comportar para não espantar os pássaros e que equipamentos utilizar. Elaborado por profissionais da Escola Nacional de Saúde Pública e do Museu da Vida, o guia faz parte de um projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que teve por objetivo principal estimular o interesse de crianças e jovens pela biodiversidade brasileira.

Acesse aqui a versão digital do guia.

Serviço
Lançamento de "Voo pela Fiocruz, Guia de Aves do Campus" e atividade de observação de pássaros
Data e horário: 19 de maio de 2011, às 15:30h
Local: a atividade sairá do Centro de Recepção do Museu da Vida