A Casa de Oswaldo Cruz (COC) torna pública a inscrição para cursos livres que serão oferecidos na Fiocruz. Os cursos abordam temas como museus e centros de ciência, a relação entre ciência e arte, o uso de novas tecnologias na divulgação científica e a ciência em meios de comunicação de massa. Ao todo, cada curso oferece cinco vagas.

Os cursos livres são destinados, preferencialmente, a profissionais graduados e estudantes de graduação das áreas das ciências humanas, ciências sociais aplicadas e ciências da saúde. Os interessados precisam enviar currículo e carta de intenção, explicando as motivações que o levaram a escolher o curso. Uma vez aprovado, deverá efetuar matrícula pessoalmente na Oficina-Escola de Manguinhos, até o dia anterior ao início das aulas, munido de um retrato 3x4 e dos originais e cópia dos documentos de identidade, CPF e comprovante de escolaridade. Para mais informações, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Tópicos especiais em museus e centros de ciência

Professores: Martha Marandino e Douglas Falcão
Inscrição: 2 a 13 de julho
Período de aula: 23, 25 julho (manhã e tarde) e 30 julho (tarde), 6 e 8 agosto (tarde) de 2018
Horários: 9h às 12h30 (manhã) e 13h30 às 17h (tarde)

Local: Centro de Documentação e História da Saúde – CDHS
Seleção: currículo e carta de intenção (enviar no período de inscrição para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Resultado: 19 de julho

Ementa: O curso tem como finalidade oferecer uma visão panorâmica dos museus e centros de ciência, abordando aspectos históricos, tipologias, particularidades e diferentes funções assumidas por essas instituições ao longo dos séculos. Serão abordados aspectos sobre as diversas funções dos museus que estão relacionadas à constituição de coleções, à salvaguarda e pesquisa científica e à interface com a sociedade por meio de ações culturais e educacionais. Haverá ênfase em análise e reflexão críticas sobre as diferentes estratégias de diálogo dos museus e centros de ciência com o público, tendo em mente as demandas atuais de alfabetização científica e participação social.

Práticas e aplicações de novas tecnologias na divulgação científica

Professores: Fabio Castro Gouveia e Diego Vaz Bevilaqua
Inscrição: 16 a 30 de julho de 2018
Período de aula: 8, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de agosto de 2018
Horários: 13h30 às 17h (tarde)

Resultado: 3 de agosto

Ementa: O propósito do curso é apresentar e discutir as ferramentas para a prática da divulgação científica por meio das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação. Considerando que essa atividade demanda estudo teórico e vivência prática, o curso será desenvolvido em duas etapas. A primeira propõe a apresentação de diversos materiais utilizados para divulgação científica: experimentos interativos, interativos em exposições, sites, jogos digitais, multimídias e ações em redes sociais sobre temas relacionados à ciência, tecnologia e saúde. A segunda etapa do curso propõe a criação de um projeto conceitual de um produto de divulgação científica em meio e tema selecionados pelos alunos, o que será acompanhado e orientado. A última aula será dedicada à apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes.

Divulgação da ciência e da tecnologia em meios de comunicação de massa

Professor: Wagner Barbosa de Oliveira
Inscrição: 16 de julho a 1º de agosto de 2018
Período: 13, 15, 22, 27 e 29 de agosto; 3 e 5 de setembro de 2018
Horários: 13h30 às 17h (tarde)

Resultado: 8 de agosto

Ementa: Os meios de comunicação de massa são apontados, em diferentes estudos e levantamentos realizados no Brasil e no exterior, como uma das principais vias de acesso da população em geral aos temas de ciência, tecnologia e inovação. É por meio da imprensa, internet, redes sociais e do cinema que a sociedade forma um imaginário relacionado ao fazer científico. A disciplina apresenta diferentes aspectos das relações entre mídia, sociedade e ciência e tecnologia, um importante campo da divulgação científica. Jornalismo em ciência, linguagens, temas polêmicos e emergentes, audiovisual e rádio, documentários e redes sociais estão entre os principais conteúdos apresentados para discussão e reflexão.

Artes e ciências: diálogos possíveis com a divulgação científica

Professora: Thelma Lopes
Inscrição: 6 a 22 de agosto de 2018
Período: 3, 5, 10, 12, 17, 19 e 24 de setembro de 2018
Horários: 9h às 12h30 (manhã)

Resultado: 29 de agosto

Ementa: Pretende-se apresentar e discutir relações entre as artes e as ciências, bem como suas possíveis ações de divulgação científica. Os recursos utilizados serão: leitura de peças teatrais, estudo de textos teóricos e exibição de filmes e debates sobre a temática em questão. Enfatizaremos a discussão sobre as perspectivas educativa e dialógica de diferentes formas de arte, bem como suas implicações nas ações que pretendem unir linguagens artísticas e divulgação científica. Exploraremos, também, os diferentes papéis sociais e status dos campos de conhecimento envolvidos na disciplina.

Publicado em 15/6/2018