O Museu da Vida completa mais um ano de vida: são 19 anos de trajetória, com muitas conquistas e aprendizados. No dia 25, integrando a programação festiva, vamos realizar um bate-papo sobre a importância de plano museológicos para museus, junto com o lançamento do primeiro Plano Museológico do Museu da Vida. O debate é gratuito e aberto a museólogos, profissionais de museus e demais interessados.

Compulsório a todos os museus do país pelo Estatuto de Museus (Lei 8.124 de 2009), o Plano Museológico do MV foi elaborado entre 2015 e 2017. “Trata-se de um documento fundamental para expressar os programas museológicos, o planejamento organizacional, estratégico e a visão de futuro das instituições museais. É um documento administrativo e também político, onde espera-se que a instituição expresse seus valores e sua função social”, afirma Diego Bevilaqua, assessor de divulgação científica da Casa de Oswaldo Cruz.

Durante os dois anos de elaboração, diversos profissionais do Museu participaram de discussões e tomadas de decisão. O projeto contou com a consultoria da Expomus e é pautado por três grandes eixos: o Museu da Vida enquanto uma plataforma para divulgação e popularização da ciência na Fiocruz; a configuração dos espaços abertos ocupados pelo Museu como um campus-parque, no qual a sociedade se apropria das atividades e das áreas livres como espaço público de lazer da cidade; e a renovação de exposições de longa duração do MV, estabelecendo a relação entre ciência contemporânea e patrimônio.

São 19 anos de história, mas sempre com novidades! Ficou interessado? Venha debater conosco! Fica o convite para curtir a outra comemoração também, o Piquenique científico no sábado (26 de maio).

Lançamento do Plano Museológico do Museu da Vida e bate-papo
Data: 25 de maio de 2018
Local: Auditório do Museu da Vida

Convidados
Paulo Elian, diretor da Casa de Oswaldo Cruz
Diego Bevilaqua, assessor de divulgação científica da Casa de Oswaldo Cruz
Alessandro Machado, chefe do Museu da Vida
Carolina Villas Boas, coordenadora de museologia da Expomus
Maria Ignez Mantovani Franco, diretora da Expomus

O que é um plano museológico? Quais são os planos futuros do Museu da Vida? Como esse documento ajuda a nortear as ações dentro de um museu? Essas são algumas questões que serão abordadas no encontro.

Publicado em 21/5/2018