No dia 6 de junho, no auditório do Museu da Vida, às 14h, haverá o lançamento da série Parques do Brasil, com apresentação do primeiro episódio que irá ao ar na TV Brasil, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). Em seguida, será promovido um bate-papo com os realizadores da série. O projeto é fruto da parceria entre a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, a TV Brasil/EBC e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parques do Brasil é uma série de TV e Web, a qual visa promover a popularização do conhecimento científico sobre a biodiversidade dos parques nacionais e outras unidades de conservação brasileiras. A produção enfatiza a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas.

Com belas imagens em alta definição, cada documentário é narrado como um diário de expedição. A série conta ainda com trilha sonora original e inédita, além de desenhos e mapas. O primeiro episódio - sobre o Parque Nacional das Emas (Goiás) - será apresentado na íntegra no evento. Ele fala sobre o cerrado – um bioma ainda pouco conhecido - e mostra a diversidade de espécies, como o veado-campeiro, a anta, o galito, a sucuri-verde, o queixada, a ema, a coruja-buraqueira e muitas outras. Também fala do uso do fogo e das ameaças geradas com o boom do agronegócio.

Nos primeiros episódios da série, o público conhecerá os Parques Nacionais da Serra da Canastra, da Serra da Bodoquena, das Sempre-Vivas, do Descobrimento, do Pau Brasil, da Serra das Lontras, da Chapada Diamantina, do Pantanal Matogrossense, da Serra dos Órgãos, de Itatiaia, da Chapada dos Guimarães; além das Reservas Biológicas de Sooretama, de Una; e as Estações Ecológicas de Taiamã e da Serra das Araras.

O evento é gratuito e não requer inscrição prévia! Confira a programação abaixo e participe!

Data: 6 de junho
Local: auditório do Museu da Vida - av. Brasil, nº 4365, no campus da Fiocruz, em Manguinhos - RJ

14h: Apresentação de teaser da série

14h10 às 14h30: mesa de abertura