Peça teatral inspirada no cordel, planetário digital, girotec, modelos anatômicos, ilusões de óptica, pilha humana e as exposições Energia e mini Darwin são atividades levadas pelo Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas ao município de São Gonçalo do Sapucaí, de 9 a 12 de maio. Em 2018, a iniciativa do Museu da Vida da Fiocruz comemora 12 anos de estrada. Seu objetivo é levar ciência, conhecimento e cultura às localidades sem equipamentos como museus ou centros de ciência, na Região Sudeste. Na cidade mineira, o museu itinerante ocupa o Ginásio do Centro Esportivo Dr. Hervê dos Campos Vargas, onde o visitante participa gratuitamente das atividades oferecidas.

No museu itinerante da Fiocruz, o visitante confere os módulos temáticos: Sala de Vídeo-Ciência, com exibição de curtas-metragens, promoção de bate-papo científico; Viagens Cósmicas, com sessões no Planetário Digital; Água é Vida; Por Dentro de Nós e na Onda da Transformação (energia).

O Ciência Móvel - Arte e Ciência sobre Rodas é uma iniciativa da Fiocruz com patrocínio da Sanofi – aventis farmacêutica, EDF Usina Termelétrica Norte Fluminense, Dow Agrosciences Industrial Ltda e Halliburton Produtos Ltda. Também conta com apoio do CNPq / Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

No espetáculo “O rapaz da rabeca e a moça Rebeca”, o público conhece aspectos relacionados à saúde sexual, entre os quais a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e os preconceitos e concepções errôneas sobre Aids. A peça, que é voltada para os jovens ao final do Ensino Fundamental e Médio, promove debate ao término da apresentação.

No módulo girotec, a diversão também é garantida! O equipamento funciona como um grande “pião” interativo capaz de girar em todas as direções e que serve ainda para exercitar o equilíbrio do corpo humano.

Outra atração imperdível é o Planetário Digital do Ciência Móvel: Universo sobre Rodas. As sessões de 30 minutos abordam uma grande variedade de assuntos, desde constelações e as estações do ano aos planetas e curiosidades astronômicas.

Sobre São Gonçalo do Sapucaí

Município com população estimada em pouco mais de 25,5 mil pessoas, São Gonçalo do Sapucaí está localizado a 340 quilômetros da capital, Belo Horizonte. Seu nome presta homenagem ao santo português São Gonçalo de Amarante, padroeiro da cidade. Sapucaí é um vocábulo de origem tupi que significa "Rio que grita".

A localidade surgiu às margens do Rio Sapucaí no século 18, no chamado Ciclo do Ouro no Brasil Colônia. De acordo com o IBGE, a taxa de escolarização na faixa dos 6 a 14 anos é de 98,8 por cento. Os dados do órgão informam que a cidade conta com 4,2 mil alunos matriculados no Ensino Fundamental e Médio.

Ciência Móvel – Arte e Ciência sobre Rodas
Local: Ginásio do Centro Esportivo Dr. Hervê dos Campos Vargas
Endereço: Rua Claudio Manoel da Costa, 287
Bairro Inconfidentes - São Gonçalo do Sapucaí (MG)

Atendimento ao público
Dias 09, 10 e 11/05: das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30;