Ir para o conteúdo

A 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) foi realizada em Maceió, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), com o tema “Ciência, responsabilidade social e soberania”. Paralelamente à programação científica do evento, aconteceu a SBPC Jovem, com atividades lúdicas e interativas destinadas a estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico. O Museu da Vida esteve lá, dentro do Circo da Ciência da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC). As atividades foram realizadas de 23 e 28 de julho. Toda a programação da SBPC Jovem era gratuita!

Entre as atividades que o Museu da Vida levou para Maceió, estavam as Bancadas de Microscopia e Entomologia. Na primeira, era possível observar, por exemplo, protozoários vivos em uma gota d'água e os diversos estágios de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, principal vetor da dengue, zika e chikungunya no Brasil. Já na segunda, eram apresentadas coleções de insetos e também alguns modelos em 3D. Como é possível enxergar tudo isso? Para responder, um grande modelo de olho humano e câmaras escuras permitiam desvendar o funcionamento da visão. Para completar, houve exibição de filmes da série Ciência em Gotas. 

Confira nosso álbum de fotos das atividades na SBPC Jovem 2018, em Maceió (AL).

De acordo com os organizadores, “a SBPC Jovem procura promover atividades que estimulem o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa nos jovens, para despertar vocações e incentivar a pesquisa nas escolas, buscando, assim, despertar o interesse de crianças e jovens pelo universo científico, tecnológico e de inovação”. Mais informações aqui.

As atividades do Museu da Vida em Maceió, porém, não foram voltadas apenas à garotada. Dirigido a professores dos ensinos fundamental II e médio, bem como a alunos de licenciatura e pós-graduação, o minicurso “Saúde e meio ambiente nas escolas” aconteceu de 23 a 26 de julho. As aulas abordaram diferentes possibilidades do trabalho pedagógico nos campos da educação, da saúde, do meio ambiente e da ciência e tecnologia em saúde. Os grandes desafios e as temáticas afins foram apresentados a partir das modalidades de trabalhos da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fiocruz: projeto de ciências, produção audiovisual e produção de texto. 

 

Atualizado em 31/07/2018.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça