Atenção, galera de Niterói e cidades vizinhas: a partir da próxima quinta-feira, 27 de setembro, a exposição itinerante "Nós do mundo" estará na Galeria La Salle, no centro universitário Unilasalle-RJ, em Santa Rosa. A mostra busca instigar o olhar crítico dos visitantes sobre a sustentabilidade: além da ação individual, o que posso fazer pelo meio ambiente? “O discurso corriqueiro sobre a sustentabilidade é que cada um deve ‘fazer a sua parte’. A pessoa tem que poupar água, e tem mesmo, só que ela também precisa saber que mais de 70% da água do planeta é gasta pela agricultura/agropecuária, por mais que você tome banho em três minutos”, afirma Carmen Evelyn Rodrigues Mourão, pedagoga do serviço de educação do Museu da Vida. Numa parceria entre Museu da Vida e Galeria La Salle, "Nós do mundo" fica em cartaz até novembro em Niterói. Entrada gratuita.

Trabalhar temáticas com mote crítico é uma constante para o Museu da Vida. “Temos o papel de levar às pessoas questões que normalmente não são colocadas, levantando reflexões relevantes através de uma linguagem palatável”, conta Carmen. Segundo a pedagoga, o objetivo é que as pessoas se sintam provocadas e saiam da exposição com um questionamento. “Nosso intuito é sempre contribuir para a transformação da sociedade", completa.

No caso de “Nós do Mundo”, a provocação é fazer os visitantes se sentirem agentes de um todo coletivo. Para exemplificar, Carmen lembra da praia de sua infância, em uma ilha de pescadores, hoje outro cenário por causa do despejo de esgoto. “Não apenas mudanças de hábito são necessárias ao meio ambiente, embora também sejam importantes. Precisamos pensar em mecanismos advindos da associação de moradores, da comunidade, que pressionem o poder público para o saneamento básico, no caso desse exemplo”, explica.

Isso não quer dizer que as ações pontuais não estejam também em foco na exposição “Nós do mundo”. O Museu da Vida apresenta a réplica de uma casa na forma de maquete, onde, em cada cômodo, o visitante pode conhecer o que mais consome eletricidade. Já com a bicicleta geradora o público pedala e descobre quanto é capaz de produzir a partir da conversão em energia elétrica. A interatividade prossegue na simulação de um mercado, onde a máquina leitora de códigos de barras diz quanto de recursos naturais é necessário para que determinado produto chegue à prateleira. “Acreditamos na vivência da exposição", destaca Carmen.

“Percebemos a sustentabilidade como tema gerador preponderante neste milênio, ou seja, entendemos ser importante não só para o planeta, mas como um projeto social global, capaz de reeducar nosso olhar e todos os nossos sentidos", acrescenta Angelina Accetta, coordenadora da Galeria La Salle. "A cultura da sustentabilidade vem se constituindo gradativamente, beneficiando-se de muitas reflexões que ocorreram nas últimas décadas, principalmente no interior do movimento pela ecologia e pela educação transformadora", conclui.

Exposição “Nós do mundo”
Inauguração: dia 27 de setembro, quinta-feira, às 10h
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, até 29 de novembro
Local: Galeria La Salle, centro universitário Unilasalle-RJ
Endereço: Rua Gastão Gonçalves, nº 79, Santa Rosa, Niterói/RJ
Mais informações: setor de Comunicação e Marketing do Unilasalle – (21) 2199-6657 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Assessoria de Comunicação da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): (21) 3865-2230 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Entrada gratuita.

Publicado em 20/09/2018.