Por Bernardo Egito, Miguel de Oliveira, Suzi Aguiar e Waldir Ribeir

A atividade 'Trilha Científica Oswaldo Cruz' foi pensada e desenvolvida pela equipe de educadores do Museu da Vida/Fiocruz, um espaço de educação não formal que tem como proposta despertar no público visitante o interesse pela história da instituição e sensibilizar para as questões ecológicas, enfatizando a importância do equilíbrio entre o homem e a natureza e sua relação com a saúde.

O biólogo do Museu da Vida Miguel de Oliveira. Créditos: Bernardo Egito

Nessa atividade, os visitantes percorrem junto aos mediadores uma pequena trilha que atravessa o Campus Manguinhos, com paradas em diversos pontos onde são abordados a história da instituição, espécies da vegetação e algumas curiosidades sobre o campus. Realizada de forma lúdica e interativa, são utilizados diferentes recursos como: imagens, experimentos e até observação em lupa - tudo isso para estimular o espírito científico, permitindo assim um diálogo entre o público e os educadores.

A caminhada apresenta alguns destaques, como uma breve explicação sobre a história de Manguinhos e sua relação com o cientista Oswaldo Cruz, árvores nativas (como a pitangueira e o sabão-de-soldado) e árvores exóticas (como chichá fedorento e a figueira mata-pau), além de interações ecológicas entre insetos e plantas, e curiosidades relacionadas às espécies observadas no decorrer da trilha.

Caminho de Oswaldo Cruz. Créditos: Waldir Ribeiro

A equipe de educadores do Museu da Vida oferece uma pequena amostra da atividade por meio desse vídeo, mas uma boa caminhada pelo percurso é fundamental para se ter uma experiência completa. Fique de olho na programação do Museu da Vida, e, assim que estivermos abertos, venham fazer a Trilha Científica Oswaldo Cruz com a gente!

O vídeo com recurso de tecnologia assistiva de audiodescrição também está disponível no nosso YouTube.

Publicado em 12 de janeiro de 2022.