Ir para o conteúdo

por Hilda Gomes, Bianca Reis, Luciana Sales, Carmem Evelyn, Suzi Aguiar 

O Grupo de Estudos e Ações Educativas para o Público infantil do Museu da Vida apresenta os diferentes materiais educativos desenvolvidos durante o período de 2020/21 no âmbito do projeto 'Arte e Saúde para o Público Infantil'.

A partir de uma metodologia que prioriza a descoberta, curiosidade, conhecimento, troca de experiências, brincadeiras e socialização, o conjunto de materiais educativos traz o conceito de saúde como um bem coletivo e ampliado: resultante das condições de alimentação, habitação, educação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso a serviços, reconhecendo a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

Foram lançados dois livros. O volume 1 apresenta os produtos educativos e as orientações para jogabilidade. São eles: jogo de cartas “Time da Saúde”; jogo de montagem “Árvore da Saúde” e o tapete “Vamos escovar os dentes”, com o folder “A saúde começa pela boca”, que o complementa. O volume 2 traz sugestões de atividades para serem realizadas nas escolas sobre a temática saúde e meio ambiente como orientação para educadoras e educadores. Assim, compartilhamos o material online para impressão, de forma a contribuir com educadores e pessoas interessadas nos temas. Eles podem ser utilizados em diferentes ambientes, tais como escolas, espaços educativos não formais, museus e centros de ciência e espaços culturais.

Para o ano de 2022, estamos planejando oficinas virtuais que serão oferecidas a escolas com a proposta de maior interação junto aos educadores. A partir destas oficinas e do futuro empréstimo dos produtos às escolas de forma presencial, organizaremos a avaliação destes materiais.  

O Arte e Saúde foi realizado através da Lei de Incentivo à Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com o patrocínio master da Ternium, IBM e Jhonson & Jhonson, com o patrocínio da TechnipFMC, White Martins, RIOgaleão, Schott, Fresenius, Amil, Bayer, Abbott, EDF Norte Fluminense e com o co-patrocínio da Dataprev, Naval Group e Siemens. 

Conheça nossos materiais educativos que estão disponíveis para download e impressão. 

Livros: 
Arte e Saúde - Volume 1 
Arte e Saúde - Volume 2

Jogos:
Time da Saúde
Árvore da Saúde 
Vamos escovar os dentes

Folder:
A saúde começa pela boca (versão com audiodescrição)

Lives do Dia das Crianças:
Acesse aqui a playlist completa. 

Links Lives do Dia das Crianças: 
13 de outubro de 2021.
14 de outubro de 2021.

As Ações Educativas para o Público Infantil 
13 de outubro de 2020.– lançamento dos produtos do Projeto Arte e Saúde.

Publicado em 29 de novembro de 2021.

 

 

 

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça