Jovens negros vivos

O criador, Maurício da Silva de Lima, é artista nascido e criado no Complexo do Alemão. O estopim foi a pesquisa Mapa da Violência no Brasil, de 2014, que revela a realidade da juventude brasileira que é assassinada: 77% são pessoas negras e 83,3% são homens negros. Ele quis registrar as histórias dos jovens negros vivos e, para isso, criou o Museu dos Meninos, todo digital. O objetivo é mapear e preservar a memória a partir de 30 depoimentos​ de moradores de favelas, com idades que vão de 15 a 29 anos. O museu pode ser visitado neste endereço.

As percepções sobre a pandemia

Lançada pela @videosaude_distribuidora, a mostra on-line 'Olhares sobre a Covid-19' reúne diversos registros audiovisuais, retratando diferentes aspectos, desde o início da pandemia. São documentários, curtas, entrevistas e até uma animação! Para assistir, acesse portal.fiocruz.br/mostra-audiovisual-ciencia-saude-sociedade. Quem tiver interesse pode enviar uma produção audiovisual: a chamada para a mostra foi prorrogada até 31/10! Todas as informações estão disponíveis neste link: bit.ly/olharessobrecovid.

(Informações retiradas do Instagram do @icict_fiocruz)

Publicado em 14 de agosto de 2020