Acho que já vi este cenário em alguma tela por aí...

O Art Institute of Chicago, museu de belas artes em Chicago, Illinois, é destaque pela sua coleção de obras do Impressionismo – e muitos podem se lembrar da cena em que os personagens do filme “Curtindo a Vida Adoidado” visitam o museu. São mais de 300 mil peças guardadas pelos dois leões de bronze que encantam os visitantes na entrada do prédio. Pelo portal oficial (www.artic.edu/visit-us-virtually), é possível explorar a galeria de quadros, realizar uma visita virtual e experimentar ações interativas para peças específicas. Os áudios disponíveis no audioguia do museu também estão acessíveis online. É ótimo para saber mais sobre cada obra!

Arquitetura como obra de arte!

Os museus em que a arquitetura é presença forte também participam do movimento de levar ao público virtual uma experiência de aproximação dos acervos durante a quarentena. Um exemplo que não poderia ficar de fora é o Museu Oscar Niemeyer, projetado pelo mais reconhecido nome da arquitetura brasileira, em Curitiba, no Paraná. O MON conta com cerca de sete mil obras em seu acervo, todas ligadas às artes visuais, arquitetura e/ou design, e parte desta coleção, além do percurso pelo edifício, está disponível na visita digital. Nela é possível relembrar algumas exposições temporárias que já passaram pela instituição.

Edição de 17 de abril de 2020