Em 2016, o Museu da Vida estreou a peça A Vida de Galileu, adaptada do texto homônimo do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, doença causada pelo Novo Coronavírus, decidimos disponibilizar a peça de forma on-line e gratuita. A ação também faz parte do ato de lembrar os 50 anos do Massacre de Manguinhos, quando, em 1970, dez cientistas da Fiocruz foram impedidos de trabalhar pelo Regime Ditatorial Militar. Na peça do Museu da Vida, os atores relembraram esses profissionais e deram vida a uma narrativa que expõe os perigos do autoritarismo desde os tempos de Galileu Galilei.

Assista à peça:

A Casa de Oswaldo Cruz está fazendo vídeos especiais sobre os 50 anos do Massacre de Manguinhos. Confira no site www.coc.fiocruz.br.

Sinopse: Matemático, astrônomo e físico, o italiano Galileu Galilei está determinado ao explorar aspectos desconhecidos do Universo. O cientista construiu um telescópio em 1609 com mais capacidade do que os que existiam em sua época e defendeu a teoria heliocêntrica, segundo a qual o Sol é o centro do Universo e não a Terra, o que o fez ser perseguido pela Igreja Católica. A história de Galileu nos faz lembrar de um dos episódios mais tenebrosos ocorridos na Fiocruz: o Massacre de Manguinhos. Na ocasião, oito pesquisadores da Fundação foram cassados. Dois dias depois, outros dois cientistas tiveram o mesmo infortúnio e também foram aposentados compulsoriamente pela ditadura.

Publicado em 07/04/2020