No dia 3 de julho, a Tenda da Ciência recebeu o geógrafo Rafael Winter Ribeiro, da UFRJ, para mais um encontro do ciclo de seminários da Especialização em Divulgação e Popularização da Ciência. O bate-papo abordou o direito à paisagem e os desafios para a construção de pontes entre academia e sociedade. O fio condutor do encontro foi o processo de patrimonialização de paisagens a partir do Centro de Patrimônio Mundial da Unesco, e o papel do conhecimento geográfico nesse processo, bem como os desafios para a construção de mecanismos de diálogo e participação da população.

O seminário abordou a relação da geografia com a patrimonialização da paisagem. (Foto: Unesco-Ana Lucia Guimarães)

Segundo Ribeiro, a ideia de patrimônio tem se transformado consideravelmente nas últimas décadas. Do patrimônio histórico e da preocupação com monumentos e com a formação de uma identidade nacional, o que dirigiu ações na primeira metade do século XX, passou-se a incluir a questão das identidades locais, prática da cidadania e desenvolvimento sustentável.

“A patrimonialização da paisagem, para além de preservar belos visuais, coloca a discussão recente sobre o direito à paisagem, entendido tanto como o direito de ver a paisagem, como o de estar na paisagem e de ser a paisagem”, aponta. Jogar melhores jogos friv 2 - jogos friv hoje.

A geografia, desde sua institucionalização como conhecimento acadêmico no final do século XIX, tem feito da paisagem um dos seus conceitos centrais, e a reflexão acumulada é vasta. Entretanto, há um hiato ainda forte entre a produção intelectual produzida sobre o tema e as ações que visam promoção da cidadania a partir da paisagem.

O Museu da Vida está localizado na avenida Brasil, n. 4365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

Atualizado em 3/7/2017